A Prefeitura de Belo Horizonte, sob gestão de Álvaro Damião (União), por meio da Defesa Civil e da Urbel, realizou na última semana, mais um treinamento de segurança para o período chuvoso. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, a ação reuniu cerca de 200 voluntários na Avenida Santa Rosa, no Bairro São Luiz, na Pampulha.
Participaram integrantes dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), Núcleos de Alerta de Chuva (NAC), alunos de enfermagem, representantes da Cruz Vermelha, Lions Club Internacional, Nova Acrópole e União dos Escoteiros do Brasil. A capacitação, que segue recomendações da ONU, incluiu oficinas e atividades práticas como primeiros socorros para vítimas de afogamento e trauma, lançamento de cordas, procedimentos de segurança em veículos durante enchentes, salvamento em casos de desmoronamentos e retirada de vítimas em locais de risco.
Para o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Cesar Pereira, a participação da comunidade é essencial. “A Prefeitura faz a parte dela com a limpeza das bocas de lobo, investe em infraestrutura e em toda a parte de preparação da cidade, mas a gente também precisa dessa junção entre a comunidade e o poder público para que possamos elevar nossa resposta”, afirmou.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Elcione Menezes Alves, reforçou que o envolvimento da população garante o sucesso das estratégias para o período chuvoso. “Todo o investimento em treinamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil não seria tão eficiente sem a participação da comunidade”.
Segundo Isabel Volponi, diretora de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel, é fundamental que todos compreendam os riscos para agir com segurança. “A prevenção, como a autoproteção e a defesa em momentos de eventos de instabilidade, perpassa por entender o risco, entender como se portar diante dessas condições”.
Referência Nacional
O treinamento da PBH é referência nacional e integra o Banco de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil, que divulga experiências de sucesso em estados e municípios para inspirar outras cidades.
Elcione Menezes Alves destacou que a ação está alinhada ao Marco de Sendai, principal instrumento internacional de redução de riscos de desastres, adotado por países membros da ONU. “A iniciativa reforça Belo Horizonte como modelo na promoção da cultura de prevenção, na percepção de riscos e na adoção de medidas de proteção pela população”.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Belo Horizonte