Entre janeiro e agosto de 2025, Betim, sob gestão de Heron Guimarães (União), alcançou o menor número de roubos registrados em 14 anos. Segundo o Observatório de Segurança Pública, ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, foram 327 ocorrências, redução de 37,5% em relação ao mesmo período de 2024 (de 523 para 327) e de 33,7% em comparação com 2023 (de 493 para 327). Em relação a 2016, ano com maior incidência do crime, a queda chega a 93,4% (de 4.982 para 327 casos).
O município ficou em terceiro lugar entre as dez cidades mais populosas de Minas Gerais com maior redução de roubos no período, em disputa acirrada com o segundo colocado. A queda de 37,5% em Betim superou a média estadual, que foi de 25,2% (de 13.215 para 9.879 ocorrências).
Para a Secretaria Municipal de Segurança Pública, os números refletem o impacto das ações integradas da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos, além da efetividade das políticas públicas de prevenção e aproximação com a comunidade.
“O resultado alcançado em Betim é fruto de um trabalho sério e integrado entre as forças de segurança e a prefeitura. Estamos avançando na prevenção e no enfrentamento da criminalidade, com estratégias que priorizam a inteligência, o monitoramento e a presença constante em áreas estratégicas da cidade. A redução expressiva dos roubos mostra que estamos no caminho certo e reforça o compromisso em garantir mais tranquilidade e qualidade de vida para a população betinense”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Anderson Reis.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Betim