O projeto “Orquestra nos Bairros”, da gestão de Gustavo Martinelli (União), chega em 2025 com a proposta de aproximar a música erudita da população e promover a formação de novas plateias. A iniciativa reúne a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) e artistas locais em apresentações gratuitas, com repertórios que vão do rap ao sertanejo, passando pelo rock e pelo pop.
Para cada show, os convidados apresentam sucessos de seus repertórios em arranjos especiais para a orquestra. Segundo a secretária de Cultura, Clarina Fasanaro, a ação busca descentralizar e democratizar o acesso à música, além de fortalecer o sentimento de pertencimento cultural.
“O projeto de levar a Orquestra Municipal de Jundiaí para os bairros vem de encontro à proposta de descentralização e democratização do acesso à música erudita, num diálogo com estilos musicais variados: rock, rap, hip hop, pop rock e sertanejo. A proposta visa a difusão da cultura, promovendo o desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos. Através dessas iniciativas, busca-se ampliar o alcance das orquestras, dialogando com os jovens, promovendo a formação de novas plateias, o desenvolvimento de talentos musicais na comunidade, e a criação de um senso de pertencimento e apropriação da cultura local”, destacou.
As apresentações, com entrada gratuita, acontecem em diferentes regiões da cidade:
- 27 de setembro, às 11h – OMJ e Faust Crazy (Rap e Hip Hop), Escola Estadual Deodato Jansk (Jardim Tarumã)
- 28 de setembro, às 15h – OMJ e Rumore (Pop Rock), Parque do Cerrado
- 11 de outubro, às 15h – OMJ e Renata Cruz (Sertanejo), Pracinha da Cultura
- 12 de outubro, às 15h – OMJ e Rudy (Rock), Parque da Cidade
*Foto: SMCULT
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Jundiaí