A gestão da prefeita Elizabeth Schmidt (União) inaugurou, na última segunda-feira (29), o Centro de Inteligência e Operações de Segurança de Ponta Grossa (PR). O espaço recebeu R$ 2,95 milhões em investimentos voltados à reforma e modernização da estrutura da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, além da renovação de equipamentos, mobiliário e softwares utilizados para monitoramento, fiscalização e articulação das forças de segurança do município.
“É uma grande alegria poder inaugurar essa estrutura moderna e bem equipada, que será utilizada pelas equipes da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Superintendência de Trânsito para proteger ainda mais a nossa população”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.
O novo centro integra equipes de trânsito e da Guarda Civil Municipal em um mesmo espaço, com acesso à Muralha Digital, que reúne informações em tempo real de câmeras, radares e estações meteorológicas. O sistema permite o acompanhamento de ocorrências, despacho de viaturas e gerenciamento de crises de forma ágil e integrada.
De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, o objetivo é transformar Ponta Grossa em referência no uso de tecnologia a favor da proteção da comunidade. “Com certeza, esse é um grande passo em direção ao nosso objetivo como gestão, que é tornar Ponta Grossa a cidade mais segura do Estado do Paraná e uma verdadeira referência no uso da tecnologia a favor da proteção da comunidade”, destacou.
Atualmente, o sistema conta com mais de 750 câmeras integradas, entre equipamentos fixos, radares, totens e câmeras particulares cedidas pela população. A meta da Prefeitura é mais que dobrar esse número, ampliando a rede de monitoramento que já contribui para a prevenção de crimes, identificação de foragidos e localização de veículos procurados.
*Foto: Henry Milléo/PMPG
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Ponta Grossa