Prefeitura de Belo Horizonte lança o Muralha BH, programa de monitoramento inteligente para reforçar a segurança na cidade

A Prefeitura de Belo Horizonte, sob gestão de Álvaro Damião (União), lançou, na última segunda-feira (6), o Muralha BH, um sistema integrado de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, em parceria com a Prodabel. A iniciativa, considerada uma das mais modernas do país, tem como objetivo combater a criminalidade, ampliar a sensação de segurança e melhorar a qualidade de vida da população.

Na primeira fase, já estão em operação cerca de 600 câmeras em fase de testes, e até dezembro mais mil unidades devem entrar em funcionamento. A previsão é de que todo o sistema esteja ativo até o final de 2026, com mais de 12 mil câmeras distribuídas por praças, escolas, centros de saúde, vias principais e acessos aos corredores urbanos.

“O Muralha BH é um projeto que une segurança, mobilidade e inovação. Estamos trazendo para Belo Horizonte o que há de mais moderno em tecnologia urbana, para que a cidade seja um lugar onde todos possam circular com tranquilidade. Nenhum veículo entra ou sai de BH sem que a placa seja identificada”, afirmou o prefeito Álvaro Damião.

O sistema contará com 8 mil câmeras de segurança, incluindo 1.890 do tipo PTZ (com giro de 360°), 2.650 câmeras LPR para leitura de placas e 1,5 mil com reconhecimento facial. A tecnologia também permitirá o monitoramento do trânsito, integrando informações de semáforos e linhas de ônibus.

De acordo com Fernando Lopes, diretor-presidente da Prodabel, o projeto foi desenvolvido com base na infraestrutura de rede do município, “resultando no sistema mais moderno, amplo e sofisticado em implantação no Brasil”.

O Muralha BH também abrange o Novo Anel Viário, que desde junho está sob responsabilidade do município. Atualmente, nove pontos de monitoramento já operam nos dois sentidos da via, com câmeras que identificam placas de veículos. A meta é chegar a 27 pontos e 170 câmeras inteligentes, capazes de detectar infrações, como invasão de faixa e excesso de velocidade, além de garantir segurança em passarelas.

Todas as imagens captadas serão analisadas pelo Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que funciona 24 horas por dia e integra equipes da Guarda Municipal, BHTrans, SLU, Samu, Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar.

Com o uso de inteligência artificial, o sistema poderá emitir alertas automáticos sobre veículos roubados, pessoas procuradas ou desaparecidas e comportamentos suspeitos.
“Assim que o alerta é lançado na rede, o sistema emite uma notificação em vermelho, indicando a localização do veículo. A partir disso, podemos acionar a Guarda Municipal e a Polícia Militar para a abordagem em flagrante”, explicou o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Márcio Lobato.

Além de reforçar a segurança, o Muralha BH vai gerar um banco de dados estatístico e georreferenciado, permitindo identificar padrões, antecipar rotas e aprimorar o planejamento de ações preventivas contra crimes e desastres.

*Foto: Rodrigo Clemente/PBH
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Belo Horizonte

Compartilhe

EXECUTIVO

Prefeitura de Belo Horizonte lança o Muralha BH, programa de monitoramento inteligente para reforçar a segurança na cidade

Prefeitura de Campina Grande (PB) apoia jovem artista com autismo em exposição no Museu do Louvre

Goiás celebra a força do esporte com a 4ª Copa Construindo Campeões

LEGISLATIVO

Roberto Cidade lança programa gratuito de preparação para o Enem 2025

Câmara aprova projeto de Pedro Lucas Fernandes que combate o desperdício de alimentos

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress