Dez startups goianas embarcaram na última segunda-feira (13) para a China, onde participam de rodada de negócios durante o Hicool Entrepreneur Summit, um dos maiores eventos globais de empreendedorismo tecnológico. A missão, que ocorre de 16 a 18 de outubro, integra o Hub Goiás e inclui visitas a parques tecnológicos locais.
A iniciativa, apoiada pelo Estado de Goiás, sob gestão de Ronaldo Caiado (União), faz parte do programa Madurar Internacional, do Hub Goiás, equipamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), gerido pelo Porto Digital.
“Estamos enviando startups goianas maduras para mostrar nosso potencial, especialmente no uso de inteligência artificial, e criar pontes tecnológicas e oportunidades reais de investimento para nosso estado. Esta missão é uma porta de entrada para que nossa inovação seja reconhecida mundialmente”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
O programa tem como objetivo impulsionar negócios inovadores de Goiás, promovendo a entrada estruturada e assistida no mercado internacional, além de ampliar conexões comerciais e oportunidades de investimento no mercado asiático.
O Hicool Entrepreneur Summit reunirá mais de 500 startups de diversos países e deve atrair cerca de 50 mil visitantes, servindo como vitrine para produtos, tecnologias e articulações com cadeias industriais globais. A missão também visitará parques tecnológicos como o TusPark, ligado à Universidade de Tsinghua e localizado na Zhongguancun National Innovation Demonstration Zone, polo que abriga mais de mil empresas de tecnologia e sedes de grandes multinacionais chinesas.
A participação das startups no evento faz parte das ações da Secti para fortalecer o empreendedorismo de base tecnológica, estimulando a troca de conhecimento e o acesso a novos mercados. As empresas foram preparadas no Brasil, por meio do Hub Goiás, para uma imersão no ecossistema chinês e terão agendas de networking, visitas técnicas e encontros com aceleradoras e potenciais investidores.
“O Madurar Internacional foi idealizado graças à escuta ativa que fizemos com as startups goianas que orbitam o Hub Goiás. Identificamos a necessidade e importância de apresentar toda pesquisa e tecnologia desenvolvida no estado para o mundo. Além dessa vitrine, as startups terão oportunidade de conhecer novos modelos de negócios, tecnologias e entender como atender um novo mercado com seus produtos e serviços. Como o evento reúne empreendedores do mundo inteiro, é possível fazer benchmarking aprofundado e desenvolver melhoria nos negócios e claro, na mentalidade do empreendedor”, explica o superintendente de Inovação do Hub Goiás, Johnny Laranjeira.
A inteligência artificial é destaque no modelo de atuação das startups selecionadas, presentes em áreas como educação, bioeconomia, saúde, marketing e indústria, reforçando o perfil tecnológico e inovador de Goiás, que busca se consolidar como o principal polo de IA do país.
Entre as participantes estão a Nanoterra, especializada em biotecnologia e nanotecnologia sustentável, e a BioUs, referência em bioeconomia circular e reaproveitamento de resíduos orgânicos com uso de IA.
“Participar dessa missão é uma oportunidade de conectar a Nanoterra com o ecossistema asiático e fortalecer a internacionalização da inovação feita em Goiás”, destaca a cofundadora da Nanoterra, Yara Mendes.
Já o CEO da BioUs, Raimundo Lima, afirma que “a missão é estratégica para aproximar startups goianas de investidores e parceiros internacionais, consolidando a presença de Goiás no cenário global de tecnologia”.
*Foto: André Bianchi/Secti Goiás
*Fonte: Agência Cora Coralina