Fundação Índigo organiza missão Brasil-China em busca de boas práticas e cooperação

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, sendo destino prioritário para exportações de soja, minério de ferro, petróleo e carne. Empresas chinesas também têm ampliado sua presença no Brasil em setores como infraestrutura, energia, logística e tecnologia, permitindo que governos estaduais e municipais estabeleçam parcerias diretas com províncias e cidades chinesas.

Diante deste cenário, e visando aproximação institucional e técnica, o Instituto Índigo, em parceria com o União Brasil, organizou a Missão Brasil–China 2025 com a participação de uma delegação parlamentar e governamental. 

 A viagem, que começa neste sábado (18), vai permitir que lideranças conheçam experiências, compartilhem boas práticas e estabeleçam pontes de cooperação com entidades públicas e privadas chinesas.Também vai ampliar o repertório de políticas públicas inovadoras que contribuam para o Brasil e fortalecer a cooperação acadêmica, científica e institucional entre os dois países.

Eixos temáticos 

A missão se baseia em três pilares para o desenvolvimento brasileiro e estabelece pontos de convergência com a expertise chinesa.

Sustentabilidade

No atual cenário global, em que mudanças climáticas, escassez de recursos e urbanização desordenada impõem desafios complexos, a sustentabilidade se apresenta como diretriz transversal da política pública moderna. Nesta dimensão, a missão se dedicará a conhecer experiências chinesas em transição energética, planejamento urbano verde, saneamento inteligente e uso eficiente dos recursos.

Mobilidade

Na China, o desenvolvimento de infraestruturas intermodais, o uso intensivo de dados em tempo real, e a integração entre transporte público, micro mobilidade e plataformas digitais transformaram radicalmente o ambiente urbano. Ao explorar esses modelos, a missão buscará inspiração em soluções que contribuam para cidades mais inteligentes, acessíveis e sustentáveis no Brasil — especialmente em regiões metropolitanas e polos regionais em expansão.

 Oportunidade

A China tem aplicado, de forma estratégica, ferramentas como inteligência artificial, governança digital e big data para modernizar sua relação com o cidadão e ampliar a eficiência estatal. A missão, neste eixo, terá como foco a identificação de mecanismos de cooperação descentralizada, formulação de projetos-piloto e construção de parcerias institucionais que fomentem ecossistemas de inovação e aprimorem a capacidade técnica dos entes subnacionais brasileiros.

Fundação Índigo

A Fundação é um centro de pensamento e formulação de políticas públicas comprometido com o fortalecimento da gestão pública brasileira. Vinculado ao partido União Brasil, atua como plataforma de articulação entre lideranças políticas, acadêmicas e técnicas, com foco em inovação, planejamento estratégico e soluções para os desafios contemporâneos do Estado.

 

Compartilhe

EXECUTIVO

Ações da Prefeitura de Petrolina garantem 40 mil novas árvores na cidade

Betim lança programa para impulsionar empreendedores locais

Outubro Verde: mais de 250 pessoas realizam testes rápidos para sífilis e HIV em ação da Prefeitura de Salvador

LEGISLATIVO

Professora Jacqueline toma posse como deputada estadual e reforça liderança do União Brasil na Aleam

Deputado Nicoletti apresenta sete emendas que fortalecem a PEC da Segurança Pública

Roberto Cidade lança programa gratuito de preparação para o Enem 2025

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress