Com apoio da Meta, fundações Índigo e Francisco Dornelles promovem capacitação digital de assessores

Na manhã desta quinta-feira (23), jornalistas, publicitários e gestores de mídias digitais de parlamentares, lideranças partidárias, diretórios e das fundações Índigo (União Brasil) e Francisco Dornelles (Progressistas) passaram por uma capacitação da Meta, a gigante das redes sociais. O seminário realizado no auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, do Senado Federal, também foi transmitido virtualmente.

A Meta comanda cinco canais de comunicação: WhatsApp, Instagram, Facebook, Threads e Messenger que podem ser usados como ferramentas para que o político alcance e mantenha a conexão com o eleitor. Ou como disse a deputada Gisela Simona (União – MT) presente ao evento: “A política acontece nas telas do computador, do celular, nos cliques. A tecnologia é uma ferramenta de poder político. Então, é muito importante entender como usá-la. Acredito no poder da tecnologia, mas nas pessoas também, nos assessores, que são a ponte para que se consiga fazer a comunicação ideal, que é a população entender o que nós queremos fazer por ela.”

Para se ter uma ideia do alcance das redes, “o WhatsApp, o preferido dos brasileiros, está instalado em 99,95% dos telefones e a taxa de desinstalação é zero”, enquanto que o velho Facebook segue firme e forte alcançando “142  milhões de pessoas mensais no Brasil”,. explicou Lilian Stevenato, gerente de Governo e Políticas para a América Latina da Meta, responsável pela palestra.

Além de orientações sobre temas como segurança, privacidade e práticas orgânicas, o encontro provocou uma reflexão sobre o público que se quer alcançar. Segundo a palestrante, a conquista do usuário não se dá de uma hora para outra, mas segue quatro momentos: reconhecimento, quando as pautas, histórico e formação do perfil são apresentados; engajamento, momento em que o usuário começa a interagir; compromisso, quando a pessoa entra, por exemplo no canal, e ação, ponto em que o usuário está pronto para a conversão.

Para Stevanato, é preciso lembrar que “o usuário é soberano”, e “quanto mais a gente respeitar as formas que as pessoas consomem conteúdo, mais chance a gente tem de atingir o público”.

*Iniciativa*

O seminário foi uma iniciativa das fundações Índigo, presidida por ACM Neto (União Brasil), e Francisco Dornelles, comandada pelo deputado Covatti Filho (Progressistas-RS), com apoio da Meta. As fundações são entidades civis, sem fins lucrativos, compromissadas com a boa política, a gestão moderna e o desenvolvimento do Brasil.

Texto: Mônica Pedroso

Foto: Kalina Maurer

Compartilhe

EXECUTIVO

Mato Grosso tem o asfalto mais confortável do Brasil na duplicação da BR-163

Prefeitura de Natal lança programa para fortalecer a segurança alimentar

Rondônia entrega ônibus e embarcações para fortalecer transporte escolar em áreas de difícil acesso

LEGISLATIVO

Yandra Moura é homenageada com o prêmio “Amigo do Médico” e reforça defesa da valorização da categoria

Presidente Roberto Cidade fortalece políticas de sustentabilidade na Aleam com o ‘Programa Lixo Zero’

Professora Jacqueline toma posse como deputada estadual e reforça liderança do União Brasil na Aleam

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO