A duplicação da BR-163 entre Sorriso e Sinop, em Mato Grosso, sob gestão de Mauro Mendes (União), conquistou o prêmio de Melhor IRI de Implantação de Obras, alcançando o menor índice de irregularidade já registrado no país. O trecho de 10 quilômetros atingiu o Índice de Irregularidade Internacional (IRI) médio de 0,58 m/km, marca que coloca a rodovia entre as mais confortáveis do mundo. O troféu foi entregue na última quinta-feira (16) ao governador Mauro Mendes, ao presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, e ao diretor-presidente da concessionária, Luciano Uchôa.
A premiação foi concedida pela MOBA, empresa alemã de automação e tecnologia para infraestrutura, e reconhece o alto padrão de qualidade e conforto do pavimento. Quanto menor o IRI, mais liso é o asfalto, o que garante melhor dirigibilidade, menor desgaste dos veículos e maior segurança nas vias. A média dos demais trechos duplicados pela Nova Rota do Oeste é de 1,2 m/km, também considerada excelente segundo normas internacionais.
O governador Mauro Mendes destacou o avanço da infraestrutura rodoviária do estado. “Fico muito feliz por estarmos entregando uma rodovia com muita qualidade e segurança para a vida dos mato-grossenses. Receber esse prêmio coroa toda a competência técnica dos profissionais envolvidos nessa obra”, afirmou.
A gerente-geral da MOBA na América Latina, Patrícia Herrera, ressaltou o ineditismo do resultado. “Estamos acostumados com esse padrão de qualidade na Alemanha, que tem a melhor malha rodoviária do mundo. No Brasil, é inédito. Acompanhamos a evolução da pavimentação no país há 10 anos e nunca tínhamos encontrado um IRI tão baixo. Essa qualidade é importante para o país como um todo”, destacou.
Segundo o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchôa, o desempenho reflete a política de exigência técnica da concessionária. “Todo o trabalho que desenvolvemos é focado na qualidade das entregas e na aplicação das melhores tecnologias. Incluímos essas exigências nos contratos e agora colhemos resultados excelentes, como esse reconhecimento. Já tínhamos a maior obra rodoviária do país e agora temos também a rodovia mais confortável”, disse.
O presidente do Conselho de Administração da concessionária, Cidinho Santos, também ressaltou a transformação alcançada desde o início da concessão. “Saímos de uma rodovia que mal conseguia tapar buracos para o reconhecimento de melhor trecho rodoviário do Brasil. Esse prêmio é fruto do esforço das equipes desde 2023 para entregar uma rodovia cada vez melhor”, afirmou.
As obras responsáveis pelos melhores resultados são executadas pelo Consórcio Caminhos do Mato Grosso (CCMT), formado pelas empresas Pedrisa Pavimentações e Neovia Engenharia. O índice obtido supera até mesmo o padrão de algumas pistas de automobilismo profissional, que exigem mínimo de 1,00 m/km. Atualmente, a Nova Rota do Oeste mantém oito lotes de duplicação em execução, de Cuiabá a Sinop, consolidando a maior obra rodoviária em andamento no Brasil.
A avaliação técnica foi realizada pela T-Road Engenharia, que confirmou não apenas o baixo índice, mas também a consistência e durabilidade do pavimento, fatores que elevam o conforto e a segurança dos motoristas. O resultado foi alcançado com o uso da tecnologia MOBA Big Sonic-Ski, que garante nivelamento automatizado e espessura uniforme da camada asfáltica. O rigoroso controle de qualidade, aplicado desde a base até a camada final, foi decisivo para o desempenho recorde da rodovia.
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