O Estado do Amazonas, sob gestão de Wilson Lima (União), segue avançando de forma consistente em obras de saneamento básico que garantem mais qualidade de vida à população. Com a entrega da primeira etapa da rede de esgoto do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), a capital passou de 35% para 40% de cobertura, um aumento de 5% no atendimento à cidade.
A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Raiz, inaugurada na quarta-feira (22/10), se soma a outros investimentos feitos pelo Estado para ampliar o saneamento na capital. Construída com investimento de R$ 6,4 milhões, a unidade vai atender diretamente os bairros Raiz, Petrópolis, Cachoeirinha e São Francisco, beneficiando mais de 50 mil famílias. O terreno foi doado pelo governo estadual à concessionária Águas de Manaus (Aegea), responsável pela construção.
Segundo o secretário da Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, a obra tem impacto direto na saúde e no bem-estar da população. “Saneamento básico é saúde para a população. Essa é a segunda maior estação de tratamento de Manaus. São cinco bairros que imediatamente se conectam a essa estação para dar qualidade de vida à população”, destacou.
A nova ETE é a segunda grande estrutura entregue pelo governador Wilson Lima, que já havia inaugurado, em 2021, a ETE Waldir Brito, a maior e mais moderna da região Norte. Desde então, o Estado já investiu mais de R$ 148 milhões em ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com 60 quilômetros de rede coletora, seis estações elevatórias e nove quilômetros de ligações domiciliares.
Além da capital, o governo também executa obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) nos municípios de Maués e Parintins. Em Maués, 100% da população já possui acesso à água tratada e 50% à rede de esgoto; em Parintins, a cobertura subiu de 0% para 25%. A criação da Microrregião de Saneamento Básico (MRSB) fortalece o planejamento e o apoio técnico às prefeituras, ampliando o acesso aos serviços de saneamento em todo o estado.
*Foto: Alex Pazuello e Mauro Neto/Secom
*Fonte: Agência Amazonas