A Prefeitura de Lauro de Freitas, sob gestão de Débora Régis (União), realizou na última quinta-feira (23) uma roda de conversa com pais e responsáveis de alunos do pré-escolar ao 5º ano da Escola Municipal Vila Praiana. O encontro, promovido pelo Núcleo de Apoio Educacional Multidisciplinar (NAEM), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve como foco a prevenção da violência no ambiente escolar e a garantia dos direitos das crianças com deficiência (PcD), em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da OAB/Lauro de Freitas.
Durante a atividade, a advogada Cíntia Faleiros abordou o tema Violência de Gênero e Violência nas Relações Escolares, destacando a importância de conscientizar famílias, professores e estudantes. “A violência não deve ser naturalizada. Quando entendemos e nomeamos o problema, conseguimos combatê-lo. A educação deve ser baseada no amor, no diálogo e no respeito. É dever da sociedade e do Estado garantir cuidado e segurança às nossas crianças e mulheres”, afirmou.
A advogada Débora Rei, mãe atípica e defensora da inclusão, conduziu a palestra sobre os Direitos das Crianças com Deficiência, apresentando pontos da Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012), que reconhece o autismo como deficiência. “Expliquei a diferença entre o papel do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e o do AT (Acompanhante Terapêutico), orientando os pais sobre como buscar seus direitos e apoiar o desenvolvimento dos filhos”, explicou.
De acordo com a diretora da Escola Vila Praiana, Zélia Cerqueira, a iniciativa surgiu após o aumento de casos de agressividade entre estudantes. “Percebemos que precisávamos agir preventivamente. Procuramos o NAEM, o Departamento de Ensino Fundamental e a Ronda Escolar para traçar ações integradas. Hoje já notamos avanços: as crianças estão mais tranquilas e aprendendo a brincar sem se agredir”, destacou.
A diretora do Departamento de Inclusão e Diversidade, Aline Rosário, ressaltou que o trabalho conjunto entre escola e família é essencial. “Nosso trabalho é fortalecer o vínculo entre escola e família. A inclusão é uma ação coletiva, todos precisam estar unidos nesse processo”, disse.
A mãe social Thainá Santos, voluntária em um centro de acolhimento social, elogiou a iniciativa. “É fundamental que a família reforce em casa os valores que a escola trabalha, e vice-versa. A intenção dos educadores é promover um ambiente de respeito, empatia e valorização do potencial de cada criança, e eu sou muito a favor dessas iniciativas. Essa gestão está de parabéns!”, afirmou.
A ação integra a política de educação inclusiva da Prefeitura, que, por meio do NAEM, promove formações, palestras e projetos permanentes voltados à convivência pacífica, valorização da diversidade e fortalecimento das relações escolares.
*Foto: Tiago Pacheco
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Lauro de Freitas