A Prefeitura de Belo Horizonte, sob gestão de Álvaro Damião (União) certificou uma nova turma do curso de Informática Básica do Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda (PMQER). A formação, com carga horária de 180 horas, foi voltada a jovens de 16 a 19 anos da Regional Norte, em sua maioria, integrantes de famílias atendidas por programas socioassistenciais. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Associação das Obras Pavonianas de Assistência. Ao todo, 17 estudantes concluíram o curso.
A cerimônia de formatura, realizada na Escola Estadual Margarida de Mello Prado, reuniu representantes da Prefeitura, da entidade parceira e da comunidade escolar. Durante o evento, foi ressaltada a importância do acesso às políticas públicas, da ampliação dos serviços nos territórios e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além do papel das parcerias institucionais na promoção da inclusão e de novas oportunidades.
Instrutor do curso, Thiago Sobrinho compartilhou sua trajetória pessoal, lembrando que já foi beneficiado pela política de assistência social. Hoje, atua como educador social e destacou a importância de inspirar jovens de sua comunidade.
Segundo Ana Cristina da Silva, gerente de Programas e Projetos Socioassistenciais e Intersetoriais da PBH, “a qualificação profissional ofertada pelo Programa é transversal ao Sistema Único de Assistência Social e atua como uma retaguarda essencial ao trabalho desenvolvido pelas equipes dos serviços de proteção social básica e especial do município”.
Durante a formatura, os alunos apresentaram projetos em grupo sobre temas como inclusão digital, descarte de lixo eletrônico, enfrentamento à violência, cultura e vacinação. As produções incluíram diagnósticos, pesquisas e propostas de intervenção com uso de aplicativos, websites e campanhas educativas.
Entre os formandos, Romerson Vitor Ribeiro destacou o aprendizado sobre cidadania: “O conhecimento é uma das únicas coisas, ou talvez a única, que não pode ser tirada da gente, e nos leva longe em qualquer situação”. Já Maísa Caetano Pires, que pretende cursar Administração, ressaltou que os cursos do Programa “contribuem para o crescimento pessoal e financeiro, além de inspirar novos caminhos aos jovens da comunidade”.
Criado em 2010, o PMQER tem como objetivo promover a inclusão e a permanência do cidadão no mundo do trabalho, com cursos básicos e de aperfeiçoamento voltados a pessoas a partir de 16 anos. O programa prioriza famílias acompanhadas pelos serviços socioassistenciais e oferece capacitações em diversas áreas, como logística, recursos humanos, automação residencial, barbearia, recepção em serviços de saúde e manutenção de computadores.
Em 2025, o programa já contabiliza 820 matrículas até setembro. Em 2024, foram 1.230 alunos matriculados, com cerca de 70% aprovados e certificados, reforçando o compromisso da Prefeitura com a qualificação profissional e a inclusão social.
*Foto:
*Fonte:
 
								 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															