Programa da Prefeitura de Belo Horizonte forma novos jovens e reforça inclusão social

A Prefeitura de Belo Horizonte, sob gestão de Álvaro Damião (União) certificou uma nova turma do curso de Informática Básica do Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda (PMQER). A formação, com carga horária de 180 horas, foi voltada a jovens de 16 a 19 anos da Regional Norte, em sua maioria, integrantes de famílias atendidas por programas socioassistenciais. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Associação das Obras Pavonianas de Assistência. Ao todo, 17 estudantes concluíram o curso.

A cerimônia de formatura, realizada na Escola Estadual Margarida de Mello Prado, reuniu representantes da Prefeitura, da entidade parceira e da comunidade escolar. Durante o evento, foi ressaltada a importância do acesso às políticas públicas, da ampliação dos serviços nos territórios e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além do papel das parcerias institucionais na promoção da inclusão e de novas oportunidades.

Instrutor do curso, Thiago Sobrinho compartilhou sua trajetória pessoal, lembrando que já foi beneficiado pela política de assistência social. Hoje, atua como educador social e destacou a importância de inspirar jovens de sua comunidade.

Segundo Ana Cristina da Silva, gerente de Programas e Projetos Socioassistenciais e Intersetoriais da PBH, “a qualificação profissional ofertada pelo Programa é transversal ao Sistema Único de Assistência Social e atua como uma retaguarda essencial ao trabalho desenvolvido pelas equipes dos serviços de proteção social básica e especial do município”.

Durante a formatura, os alunos apresentaram projetos em grupo sobre temas como inclusão digital, descarte de lixo eletrônico, enfrentamento à violência, cultura e vacinação. As produções incluíram diagnósticos, pesquisas e propostas de intervenção com uso de aplicativos, websites e campanhas educativas.

Entre os formandos, Romerson Vitor Ribeiro destacou o aprendizado sobre cidadania: “O conhecimento é uma das únicas coisas, ou talvez a única, que não pode ser tirada da gente, e nos leva longe em qualquer situação”. Já Maísa Caetano Pires, que pretende cursar Administração, ressaltou que os cursos do Programa “contribuem para o crescimento pessoal e financeiro, além de inspirar novos caminhos aos jovens da comunidade”.

Criado em 2010, o PMQER tem como objetivo promover a inclusão e a permanência do cidadão no mundo do trabalho, com cursos básicos e de aperfeiçoamento voltados a pessoas a partir de 16 anos. O programa prioriza famílias acompanhadas pelos serviços socioassistenciais e oferece capacitações em diversas áreas, como logística, recursos humanos, automação residencial, barbearia, recepção em serviços de saúde e manutenção de computadores.

Em 2025, o programa já contabiliza 820 matrículas até setembro. Em 2024, foram 1.230 alunos matriculados, com cerca de 70% aprovados e certificados, reforçando o compromisso da Prefeitura com a qualificação profissional e a inclusão social.

*Foto:
*Fonte:

Compartilhe

EXECUTIVO

Programa da Prefeitura de Belo Horizonte forma novos jovens e reforça inclusão social

Jundiaí fortalece rede de apoio e acolhimento para mães atípicas

Prefeitura de Teresina entrega novo ginásio poliesportivo

LEGISLATIVO

Aprovada proposta de Yandra Moura que garante licença menstrual e reforça direitos das trabalhadoras

Yandra Moura é homenageada com o prêmio “Amigo do Médico” e reforça defesa da valorização da categoria

Presidente Roberto Cidade fortalece políticas de sustentabilidade na Aleam com o ‘Programa Lixo Zero’

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO