Além da liderança, doze dos dezenove vice-líderes integram a sigla.
O líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), assume a liderança do maior bloco partidário na Câmara dos Deputados. Formado por oito legendas: União Brasil, Progressistas, PSD, Republicanos, MDB, Federação PSDB-Cidadania e Podemos, o grupo reúne no total 275 deputados federais.
A aliança terá um papel estratégico em negociações e votações de importantes projetos, como o ajuste fiscal com cortes de gastos públicos, no momento em que o objetivo é equilibrar as contas públicas do país e impulsionar a economia. A formação do bloco soma forças nas decisões com o objetivo de reforçar a atuação política.
A liderança da nova formação foi assumida pelo parlamentar na última quinta-feira (30), consolidando o nome dele como uma das principais vozes de articulação política no Congresso. Indicado na Elite Parlamentar 2025, da consultoria Arko Advice, que reconhece parlamentares que mais influenciam os debates e decisões do Legislativo, pela atuação, capacidade de diálogo e entrega de resultados ao país, conquistou ainda, por dois anos consecutivos (2023 e 2024), o prêmio Excelência Parlamentar, pela iniciativa independente Ranking dos Políticos.
Pedro Lucas terá a importante missão de ampliar o poder de negociação junto à maior força política na Casa nesta reta final, relevante tanto para o governo quanto para o Congresso Nacional.
A expectativa é que se votem ainda a regulamentação da tributação sobre lucros e dividendos e projetos que tratam da transição energética e da regulamentação de novas tecnologias, como o mercado de carbono.
Diante da agenda, terá papel central nas definições das políticas dos próximos meses, representando a própria identidade partidária do União Brasil, que busca o compromisso com o equilíbrio, a moderação, o diálogo, os consensos e o objetivo de influenciar o Congresso Nacional para melhorar a eficiência do Estado.
*Foto: União na Câmara
*Fonte: União na Câmara