Área desmatada em Goiás é a menor da história, aponta levantamento do Inpe

Goiás, sob gestão de Ronaldo Caiado (União), registrou a menor área desmatada desde o início do monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o levantamento do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), o estado teve 231 km² de vegetação suprimida entre 1º de agosto de 2024 e 31 de julho de 2025, o menor índice desde o início da série histórica, em 2001.

Nos anos anteriores, os menores números registrados haviam sido em 2024 (411,9 km²), 2019 (668,2 km²) e 2016 (671,7 km²). No início dos anos 2000, o desmatamento chegou a ultrapassar 6 mil km² anuais, mas a tendência vem caindo de forma contínua. Os dados são obtidos por imagens de satélite e validados por analistas para eliminar possíveis distorções.

Entre os estados que mais contribuíram com a supressão de vegetação nativa do Cerrado estão Maranhão (2.006 km²), Tocantins (1.489 km²), Piauí (1.350 km²) e Bahia (790 km²). Goiás e os demais estados responderam juntos por 22% do total.

A secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, destacou que o resultado é fruto da política ambiental adotada pela gestão de Ronaldo Caiado (União). Segundo ela, o diferencial de Goiás é aliar fiscalização com diálogo e cooperação com o setor produtivo.

“É claro que o comando e controle é importante. Prova disso é fizemos concurso recentemente, reforçamos as equipes de fiscalização e investimos em tecnologia de monitoramento remoto. Mas o segredo do nosso sucesso está na construção de pontes com o setor produtivo, a partir da ideia de que só conseguiremos proteger o Cerrado se todos estiverem envolvidos com a causa”, afirmou.

Essa articulação foi consolidada em setembro de 2023, quando entidades privadas, como a Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), assinaram com o governador Ronaldo Caiado e a secretária Andréa Vulcanis um pacto para zerar o desmatamento ilegal até 2030.

“A maioria absoluta dos produtores situados no nosso Estado está alinhada conosco no propósito de promover o desenvolvimento sustentável da economia. São pouquíssimos os que ainda descumprem o que estabelece o Código Florestal”, completou Vulcanis.

*Foto: Semad
*Fonte: Agência Cora Coralina

Compartilhe

EXECUTIVO

Área desmatada em Goiás é a menor da história, aponta levantamento do Inpe

Goiânia realiza mais de 140 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em 2025

Natal é destaque nacional em eficiência na gestão pública

LEGISLATIVO

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

Aprovada proposta de Yandra Moura que garante licença menstrual e reforça direitos das trabalhadoras

Yandra Moura é homenageada com o prêmio “Amigo do Médico” e reforça defesa da valorização da categoria

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO