LIDERANÇAS DO UNIÃO BRASIL HOMENAGEIAM FORÇAS DE SEGURANÇA DO RIO NO SENADO FEDERAL

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, prestigiou a sessão solene no plenário do Senado nesta quarta-feira (12), que homenageou os quatro policiais que perderam a vida na Operação Contenção, ação das polícias Civil e Militar nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro: “O endurecimento contra a criminalidade é o único caminho para que o Estado possa construir uma nova história, na qual os criminosos não sejam mais os protagonistas”, reforçou o dirigente. 

 

Participaram da solenidade,  requerida pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), co-presidente, ao lado de Rueda, da federação União Progressista, e pelo deputado federal Doutor Luizinho (PP-RJ), parlamentares e autoridades como o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); ACM Neto, vice-presidente do União Brasil; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União); o secretário de Segurança Pública de São Paulo licenciado, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), relator da PL 5582/25, também chamado projeto de lei Antifacção; o secretário de segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar; e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

 

Rueda prestigia solenidade/Foto: União na Câmara



“Nós queremos nossos heróis vivos e queremos que os criminosos – estes sim – sejam punidos e neutralizados com rigor”, disse Ciro Nogueira, no discurso de abertura. Todas as lideranças presentes chamaram a atenção para a urgência ao combate ao crime organizado no país. Também alertaram sobre as narrativas equivocadas e distorcidas frente ao debate em torno da PL 5582/25, que colocou a segurança pública no foco das atenções esta semana no Congresso. “Precisamos endurecer contra o crime organizado. O discurso de que o criminoso é uma vítima da sociedade é falso e ultrapassado”, destacou o senador Sérgio Moro (União Brasil). 

 

Antifacção ou Antiterrorismo?

 

“Pouco importa o nome que será dado ao projeto, se antifacção ou antiterrorismo, o que importa é o aumento de pena. Qual será a pena para punir o motivo deste crime?”, destacou Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal. “Quero ressaltar que ninguém está falando em tirar prerrogativas federais. Isso é fake News”, completou ela.

 

Cláudio Castro afirmou que o domínio econômico, bélico e territorial das organizações narcoterroristas, nacionais e transnacionais, é enorme:  “Domínio territorial, utilização de armas de guerra, impedimentos de ir e vir, tribunal próprio, punição própria… Ninguém tem dúvidas sobre o que isso significa. Isso teria só um nome…”, destacou o governador do Rio de Janeiro.

 

Para Ronaldo Caiado, pré-candidato do União Brasil à presidência da República, estas organizações criminosas se equiparam ao terrorismo: “A minha posição é clara, por vários motivos. O crime comanda várias áreas, em vários estados do Brasil. Hoje a soberania brasileira está na mão do PCC (Primeiro Comando da Capital) e do CV (Comando Vermelho). A soberania foi repassada para o crime. Eles inclusive identificam agentes do Estado para matar, para intimidar a população e autoridades.” 

 

“Nosso projeto é duro e vamos fazer de tudo para ser aprovado. Mesmo com as falsas narrativas políticas que estão poluindo o debate”, declarou Derrite. A votação do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado – que tem como base o PL Antifacção – pode ser adiada por 30 dias e uma das alternativas seria apresentar um destaque ao texto equiparando terrorismo a facções criminosas. 

 

*Fotos: União na Câmara

*Texto: Monica Kondziolková

Compartilhe

EXECUTIVO

Rondônia amplia ações de inclusão com nova eletiva de Libras na rede estadual

Prefeitura de Petrolina capacita forças de segurança para atendimento em emergências psiquiátricas

Jundiaí amplia iluminação com tecnologia LED na região Noroeste

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO