A Prefeitura de Goiânia, sob a gestão do prefeito Sandro Mabel (União), já investiu mais de R$ 828 milhões na saúde em 2025. Entre as principais ações está a implantação de um novo modelo de gestão nas maternidades municipais, que restabeleceu serviços essenciais como urgência e emergência, partos, cirurgias eletivas e exames ambulatoriais. Em pouco mais de um mês, mais de 7,3 mil atendimentos foram realizados nessas unidades.
“Um dos nossos compromissos foi a transformação da saúde, e muito já foi feito. Assumimos com um cenário de uma cidade totalmente destruída, com a saúde em intervenção. Mesmo diante de uma dívida de quase R$ 5 bilhões, o trabalho tem resgatado a confiança do goianiense na administração pública”, afirma Sandro Mabel.
A ampliação do atendimento pediátrico 24 horas em todas as unidades de urgência e emergência soma mais de 154 mil atendimentos. A reabertura do Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof) possibilitou mais de 36 mil atendimentos, e a expansão das salas de vacinação resultou em mais de 1 milhão de doses aplicadas ao longo do ano.
A gestão também quitou R$ 276 milhões em dívidas com fornecedores e prestadores de serviço deixadas pela administração anterior. Além disso, contratou mais de 260 novos profissionais e reestruturou o Samu, que recebeu 22 novas ambulâncias e 89 novos servidores, alcançando mais de 35 mil atendimentos.
As cirurgias cardiopediátricas foram retomadas em parceria com o Hospital da Criança, e as ações de combate à dengue chegaram a mais de 2 milhões de domicílios. Os números gerais incluem 871.106 consultas na atenção primária; 980.567 atendimentos de urgência e emergência entre adultos e crianças; e 27.655 procedimentos cirúrgicos, sendo 9.749 de urgência e 17.906 eletivos.
Até outubro, os investimentos em saúde correspondem a 20,76% do orçamento municipal, superando o mínimo constitucional de 15%. Isso representa cerca de R$ 230 milhões a mais do que o exigido por lei, reforçando o compromisso da gestão com a melhoria do sistema de saúde e a oferta de atendimento de qualidade à população.
*Foto: Alex Malheiros
*Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia