A Prefeitura de Belo Horizonte, sob gestão de Álvaro Damião, foi reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) por sua estrutura de gestão na política de segurança alimentar e nutricional, alcançando resultados expressivos no combate à fome e à insegurança alimentar.
A premiação ocorreu na 1ª Edição do Prêmio Brasil Sem Fome e atestou a eficiência da administração municipal na condução do tema.
O prêmio confirma que a Prefeitura de Belo Horizonte coordena de forma eficiente ações voltadas a garantir o direito à alimentação adequada. O reconhecimento também evidencia a atuação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan) e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), ressaltando a eficiência do governo municipal na promoção da participação popular, que contribui para a formulação, o acompanhamento e a fiscalização da política pública em Belo Horizonte.
Plano de Segurança Alimentar
Belo Horizonte está finalizando o terceiro Plano de Segurança Alimentar, válido para o período de 2026 a 2029.
No total, 40 premiações foram concedidas a estados, ao Distrito Federal e a municípios. As iniciativas foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por especialistas e representantes das instâncias de gestão da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
Belo Horizonte aderiu ao Sisan em 2017. A adesão é voluntária, mas exige requisitos mínimos, como a criação da Lei Orgânica Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Trata-se de um governo comprometido com a garantia das necessidades da população. A segurança alimentar é um tema de Estado e do União Brasil.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Belo Horizonte