Casa da Família é inaugurada e reforça rede de proteção social nas emergências climáticas em Jundiaí (SP)

Como parte da programação especial pelos 369 anos de Jundiaí (SP), a Prefeitura do município, sob gestão de Gustavo Martinelli (União) inaugurou a Casa da Família, um novo equipamento socioassistencial criado para oferecer acolhimento imediato e digno para famílias que precisam deixar suas casas em situações de emergência ou calamidades climáticas. A entrega, feita na manhã da última segunda-feira (8), faz parte do conjunto de ações do governo municipal voltadas à proteção, segurança e cuidado com a população.

Para Martinelli, a “Casa da Família representa o compromisso da gestão em proteger as pessoas nos momentos mais difíceis. É um espaço preparado com cuidado, acolhimento e estrutura para que ninguém fique sozinho diante de uma emergência. Nosso objetivo é garantir dignidade, segurança e suporte emocional, para que cada família consiga recomeçar com o apoio do Município”.

A Casa da Família foi estruturada para funcionar como um lar temporário. O imóvel possui dois quartos, sendo um destinado ao casal e outro preparado especialmente para as crianças; sala, cozinha equipada, banheiro, área de serviço, quintal, além de um espaço dedicado aos animais de estimação, garantindo que nenhum membro da família fique desamparado no momento de vulnerabilidade. O local tem capacidade para acolher uma família de até 10 pessoas ou duas famílias de até quatro pessoas simultaneamente.

Acolhimento em momentos difíceis

A titular da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Luciane Mosca, explicou o funcionamento do serviço e reforçou o caráter acolhedor do espaço. “A Casa da Família é um acolhimento institucional para momentos de urgência e emergência climática. Assim que a Defesa Civil nos aciona, informando a quantidade de pessoas que precisam de apoio, iniciamos o processo de triagem para entender o contexto de cada família. Elas permanecem por até sete dias, período em que organizamos toda a rede socioassistencial: auxílio-aluguel, auxílio-moradia, emissão de documentos que muitas vezes se perdem, além de roupas e móveis. É um momento em que cuidamos da parte prática, mas também acolhemos emocionalmente. A casa tem jeito de casa, cheiro de casa, com espaço pet, área de serviço, quarto para crianças e quarto para o casal, para que possamos mitigar esse momento tão crítico que a família está passando.”

O atendimento no espaço ocorre exclusivamente por indicação da Defesa Civil, que realiza a avaliação inicial do risco e aciona a SMADS. A partir daí, tem início o processo de acolhimento e acompanhamento das famílias. O coordenador da Defesa Civil, coronel Gimenez, ressaltou a importância da integração entre os órgãos. “A Casa da Família é uma extensão da nossa missão de salvar vidas e proteger pessoas. Em situações de chuva intensa, deslizamentos ou outras ocorrências, ter um espaço estruturado como este garante que as famílias sejam recebidas com segurança e humanidade enquanto nossas equipes trabalham para restabelecer a normalidade.”

Durante o período de acolhimento, a equipe técnica oferece atendimento psicossocial, escuta qualificada, suporte emocional, orientação para reorganização da rotina e articulação com outras políticas públicas, como saúde, habitação e educação. O objetivo é garantir proteção integral e evitar o agravamento de vulnerabilidades.

Jundiaí dá mais um passo importante em sua política de enfrentamento às emergências climáticas, fortalecendo a rede de cuidado e proteção social e reafirmando o compromisso com uma cidade mais humana, solidária e preparada.

Foto: Prefeitura de Jundiaí
Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Compartilhe

EXECUTIVO

Goiânia (GO) amplia vagas e entrega lousas digitais para a Rede Municipal de Educação

Casa da Família é inaugurada e reforça rede de proteção social nas emergências climáticas em Jundiaí (SP)

Prefeitura de Lauro de Freitas (BA) realiza minicurso de tiro com arco para estudantes

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /home/uniaobrasilorg/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /home/uniaobrasilorg/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/uniaobras...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('synced') #2 {main} thrown in /home/uniaobrasilorg/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51