Wilson Lima lança projeto de esporte e lazer na Vila Olímpica de Manaus

O governador Wilson Lima (União) inaugurou, no último domingo (14), o projeto Vila Aberta para Todos, iniciativa do Governo do Amazonas que amplia o acesso da população ao esporte, ao lazer e à convivência social, transformando a Vila Olímpica em um espaço aberto, democrático e acessível para famílias, estudantes e atletas de todas as idades.

O lançamento marca um novo momento de integração do complexo esportivo com a comunidade e passa a fazer parte da agenda fixa da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). A programação será realizada todos os domingos, das 8h às 12h, com atividades simultâneas e gratuitas, reforçando o compromisso do governo estadual com a promoção da saúde, da inclusão social e do esporte como ferramenta de transformação.

De acordo com o governador, o projeto reforça o esporte como uma política pública estratégica para o desenvolvimento social. “Às vezes, na percepção da sociedade, a gente tende a entender que prioridade é a saúde, que é a segurança pública, que é a área social, mas nem sempre a gente consegue alcançar a importância que tem o esporte. O esporte acaba evitando que você tenha hospitais lotados, que você tenha jovens na marginalidade. Jovens que começam a fazer parte de projetos esportivos melhoram na escola. O esporte é transformador”, destacou.

Grande variedade de esportes

A programação de lançamento contou com diversas modalidades acontecendo de forma simultânea em todo o complexo, como caminhada orientada, ginástica, atletismo, futsal, basquete, futevôlei, pilates solo, treino funcional, aula de ritmos, jiu-jítsu kids e atividades para o público idoso, além de espaços preparados para receber famílias e estudantes da rede pública.

Outro destaque foi a inauguração do novo stand de tiro com arco, que passa a integrar oficialmente as modalidades disponíveis na Vila Olímpica. O espaço foi viabilizado por meio de parceria entre a Sedel e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que realizou a reforma do local, enquanto a Sedel garantiu a estrutura necessária para a homologação da modalidade junto à entidade nacional, permitindo competições oficiais, iniciação esportiva e formação de atletas.

Participaram da solenidade o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Fabrício; o deputado estadual João Luiz; os vereadores Diego Afonso e Allan Campelo; atletas e ex-atletas, atletas do Pelci, familiares e representantes da comunidade esportiva.

Usuário da Vila Olímpica há anos, Marcos Sá, de 61 anos, destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “Existe muita carência de locais com segurança e apropriados para a gente praticar esporte. Quando tem um lugar adequado e seguro, com a participação dos governantes, é ótimo, é maravilhoso saber que existem espaços e um governo que se preocupa com a população”, afirmou.

Colônia de Férias da Vila Olímpica

Durante a programação, o Governo do Amazonas também lançou a Colônia de Férias da Vila Olímpica, com atividades recreativas, esportivas e modalidades olímpicas dedicadas a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A iniciativa amplia o acesso ao esporte durante o recesso escolar e oferece uma programação estruturada de lazer, convivência e incentivo à prática esportiva.

O evento contou ainda com uma homenagem aos atletas que se destacaram ao longo de 2025, reunindo 32 atletas de diferentes modalidades, além de atletas paralímpicos, alunos do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e estudantes da rede pública estadual com desempenho de destaque em competições esportivas e educacionais nacionais e internacionais.

Durante a solenidade, também foram entregues medalhas e reconhecimentos simbólicos a atletas e estudantes-atletas, valorizando conquistas alcançadas ao longo do ano e reforçando o incentivo do Governo do Amazonas à formação esportiva e educacional de jovens talentos.

O governador também recebeu, de forma simbólica e como forma de agradecimento, as medalhas Olímpicas conquistadas pelo velocista Sandro Viana, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e pela halterofilista Maria de Fátima, que também ganhou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A programação incluiu, ainda, a graduação de alunos do Pelci na modalidade jiu-jítsu e a realização de um aulão de Defesa Pessoal Feminina, iniciativa da Sedel, que aconteceu exclusivamente no dia do lançamento e já beneficiou mais de três mil mulheres em edições realizadas em Manaus, Parintins e Maués.

 

Fotos: Alex Pazuello, Antonio Lima e Mauro Neto/Secom

Texto: Governo de Amazonas

Compartilhe

EXECUTIVO

Mato Grosso retirou 309 mil pessoas da pobreza desde 2019

Pedro Lucas é reconduzido à liderança do União na Câmara para 2026

Prefeitura de BH entrega novo Centro de Referência Urbana

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO