Belo Horizonte (BH) alcança a meta de 50 mil árvores plantadas em 2025

A Prefeitura de Belo Horizonte, sob gestão de Álvaro Damião (União), bateu a meta de 50 mil árvores plantadas em 2025, cumprindo o compromisso firmado para a ampliação da cobertura arbórea da cidade. A marca foi celebrada com o plantio simbólico de uma muda de pau-brasil, no canteiro da Avenida Afonso Pena (altura do n° 1.500), na região Central. A proposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) é que em 2026 sejam plantadas mais 50 mil mudas na capital.

Os plantios são feitos em passeios, praças, parques e áreas verdes em todas as regiões da cidade. Pelo Arvorômetro é possível acompanhar em tempo real a quantidade de árvores plantadas, com detalhamento das espécies. O painel virtual do Plano de Arborização Urbana também permite que a população acompanhe o cumprimento de metas e tarefas da PBH relacionadas à gestão ambiental.

A diretora de Planejamento Estratégico Ambiental da SMMA, Lêda França, destaca que para alcançar a meta foram traçadas estratégias de intensificação dos plantios, como o compartilhamento contínuo de informações por diferentes órgãos da PBH. “É resultado de um trabalho integrado coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e que conta com apoio da Subsecretaria de Regulação Urbana, Subsecretaria de Zeladoria Urbana, Subsecretaria de Fiscalização e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, além da sociedade civil”.

Ela também aponta a busca ativa por parceiros com o lançamento do Selo Instituição Amiga da Árvore, que incentiva o plantio voluntário, a intensificação de vistorias para levantamento de áreas de plantio e convocação de devedores de compensações ambientais. O trabalho de ampliação da cobertura arbórea é feito por meio de programas como as miniflorestas (com mais de 30 unidades já instaladas), os corredores verdes e o programa Escola Verde (plantios, atividades de educação ambiental e implantação de meliponários em escolas municipais).

“O reforço da arborização urbana é estratégia decisiva para o enfrentamento da questão climática e construção de uma cidade mais resiliente. É um orgulho alcançarmos essa meta, fruto de muito trabalho de diferentes equipes lideradas pelo prefeito Álvaro Damião”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto.

 

*Foto: Divulgação/PBH
*Texto: Prefeitura de Belo Horizonte

Compartilhe

EXECUTIVO

Belo Horizonte (BH) alcança a meta de 50 mil árvores plantadas em 2025

Belford Roxo (RJ) lança programa para fortalecer esporte

Goiás leva benefícios sociais a comunidades quilombolas e indígenas

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO