A Prefeitura de Belo Horizonte, sob gestão de Álvaro Damião (União), bateu a meta de 50 mil árvores plantadas em 2025, cumprindo o compromisso firmado para a ampliação da cobertura arbórea da cidade. A marca foi celebrada com o plantio simbólico de uma muda de pau-brasil, no canteiro da Avenida Afonso Pena (altura do n° 1.500), na região Central. A proposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) é que em 2026 sejam plantadas mais 50 mil mudas na capital.
Os plantios são feitos em passeios, praças, parques e áreas verdes em todas as regiões da cidade. Pelo Arvorômetro é possível acompanhar em tempo real a quantidade de árvores plantadas, com detalhamento das espécies. O painel virtual do Plano de Arborização Urbana também permite que a população acompanhe o cumprimento de metas e tarefas da PBH relacionadas à gestão ambiental.
A diretora de Planejamento Estratégico Ambiental da SMMA, Lêda França, destaca que para alcançar a meta foram traçadas estratégias de intensificação dos plantios, como o compartilhamento contínuo de informações por diferentes órgãos da PBH. “É resultado de um trabalho integrado coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e que conta com apoio da Subsecretaria de Regulação Urbana, Subsecretaria de Zeladoria Urbana, Subsecretaria de Fiscalização e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, além da sociedade civil”.
Ela também aponta a busca ativa por parceiros com o lançamento do Selo Instituição Amiga da Árvore, que incentiva o plantio voluntário, a intensificação de vistorias para levantamento de áreas de plantio e convocação de devedores de compensações ambientais. O trabalho de ampliação da cobertura arbórea é feito por meio de programas como as miniflorestas (com mais de 30 unidades já instaladas), os corredores verdes e o programa Escola Verde (plantios, atividades de educação ambiental e implantação de meliponários em escolas municipais).
“O reforço da arborização urbana é estratégia decisiva para o enfrentamento da questão climática e construção de uma cidade mais resiliente. É um orgulho alcançarmos essa meta, fruto de muito trabalho de diferentes equipes lideradas pelo prefeito Álvaro Damião”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto.