Porto Nacional (TO), sob gestão do prefeito Ronivon Maciel (União), realizou uma importante reunião de diálogo com a participação de instituições, poder público, legislativo, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, coletivos de mulheres e forças de segurança pública, com um objetivo comum: o fortalecimento da rede de proteção à mulher no município. O encontro reafirmou o compromisso conjunto no enfrentamento à violência doméstica e na construção de políticas públicas mais efetivas voltadas às mulheres.
Durante a reunião, foi anunciado que, a partir de 2026, será desenvolvido o projeto Banco Vermelho Itinerante, que irá percorrer os bairros e também as escolas do município. A iniciativa, idealizada pelos coletivos de mulheres em parceria com a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Humano, o Tribunal de Justiça tem como objetivo levar informações diretamente às comunidades sobre violência doméstica, dados e estatísticas do território, feminicídio e os canais oficiais para denúncias. No ambiente escolar, o projeto também pretende promover ações educativas voltadas a crianças e adolescentes, fortalecendo a prevenção e a cultura do respeito desde cedo. Além disso, serão apresentadas informações sobre o significado e o motivo pelo qual Porto Nacional possui um Banco Vermelho instalado, símbolo do enfrentamento à violência contra a mulher.
Autodefesa da mulher
Outro ponto debatido no encontro foi o desenvolvimento do projeto de capacitação em autodefesa para mulheres, que ainda está em fase de construção. A proposta prevê a realização das atividades em parceria com instituições, apoiadores, ampliando as ações de prevenção e fortalecendo a autonomia feminina.
A secretária da Mulher e Desenvolvimento Humano, Thayse Ribeiro, destacou a importância da articulação entre os órgãos e a sociedade civil. “Estamos construindo ações que vão além do discurso. O Banco Vermelho Itinerante e o projeto de capacitação em autodefesa são iniciativas pensadas para chegar até as mulheres, informar, conscientizar e fortalecer a rede de proteção em todo o município”, afirmou a secretária.
*Foto e texto: Prefeitura de Porto Nacional