Petrolina (PE) fortalece a saúde e reduz filas de atendimento

A Prefeitura de Petrolina (PE), sob gestão de Simão Durando (União), por meio da Secretaria de Saúde, apresentou o balanço das ações e serviços realizados ao longo de 2025 reafirmando o compromisso com a ampliação do acesso e a qualidade do atendimento à população. Os números abrangem desde a Atenção Básica até a assistência especializada e hospitalar, com investimentos estruturais, ampliação de serviços e redução significativa de filas.

Na Atenção Básica, o município conta com 57 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que realizaram, entre janeiro e 3 de dezembro, cerca de 485 mil atendimentos, incluindo consultas médicas, de enfermagem, atendimentos odontológicos, pré-natal, acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes e vacinação. Somente em infraestrutura, foram investidos aproximadamente R$ 1,8 milhão na reforma de 12 UBSs nas zonas urbana e rural. Outras seis unidades já estão com obras em andamento nas localidades de João de Deus, Portal da Cidade, Nova Descoberta, N4, N10 e Maria Tereza.

Na Atenção Especializada, os equipamentos de saúde do município realizaram 183.243 atendimentos e procedimentos em unidades como Policlínica Municipal, Centro de Parto Normal, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Casa Azul e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou 39.587 chamadas, das quais 4.623 foram trotes. O serviço também contou com a renovação de sua frota, garantindo mais agilidade e segurança nos atendimentos.

Em pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital Municipal de Petrolina Dr. Alírio Brandão ultrapassou a marca de 120 mil procedimentos realizados. Mensalmente, a unidade oferta cerca de 3.800 atendimentos médicos especializados, além de exames como ultrassonografias, eletrocardiogramas e atendimentos multiprofissionais. O município conseguiu zerar filas para pequenas cirurgias e algumas especialidades, além de reduzir significativamente a demanda reprimida em áreas como ginecologia, ortopedia, proctologia e oftalmologia. A unidade também realiza pequenas cirurgias gerais e dermatológicas, além de procedimentos urológicos, como vasectomias.

No início de dezembro, Petrolina realizou o maior investimento da história da saúde municipal, com a aplicação de R$ 4 milhões em exames de imagem e laboratoriais, consultas e cirurgias oftalmológicas. Foram cerca de 2 mil exames de tomografia e ressonância, 1.500 cirurgias de catarata e aproximadamente 4 mil atendimentos oftalmológicos. A expectativa é de que até o final de dezembro sejam realizados cerca de 200 mil exames laboratoriais, com mutirões realizados também nos finais de semana.

 

*Foto e texto: Prefeitura de Petrolina

Compartilhe

EXECUTIVO

Em São Gabriel (RS), Feira da Economia Solidária valoriza a produção local

Governo de Rondônia forma 98 técnicos para fortalecer o agronegócio estadual

Teresópolis (RJ) participa de programa estadual na área do meio ambiente

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO