A Prefeitura de Petrolina (PE), sob gestão de Simão Durando (União), por meio da Secretaria de Saúde, apresentou o balanço das ações e serviços realizados ao longo de 2025 reafirmando o compromisso com a ampliação do acesso e a qualidade do atendimento à população. Os números abrangem desde a Atenção Básica até a assistência especializada e hospitalar, com investimentos estruturais, ampliação de serviços e redução significativa de filas.
Na Atenção Básica, o município conta com 57 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que realizaram, entre janeiro e 3 de dezembro, cerca de 485 mil atendimentos, incluindo consultas médicas, de enfermagem, atendimentos odontológicos, pré-natal, acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes e vacinação. Somente em infraestrutura, foram investidos aproximadamente R$ 1,8 milhão na reforma de 12 UBSs nas zonas urbana e rural. Outras seis unidades já estão com obras em andamento nas localidades de João de Deus, Portal da Cidade, Nova Descoberta, N4, N10 e Maria Tereza.
Na Atenção Especializada, os equipamentos de saúde do município realizaram 183.243 atendimentos e procedimentos em unidades como Policlínica Municipal, Centro de Parto Normal, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Casa Azul e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou 39.587 chamadas, das quais 4.623 foram trotes. O serviço também contou com a renovação de sua frota, garantindo mais agilidade e segurança nos atendimentos.
Em pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital Municipal de Petrolina Dr. Alírio Brandão ultrapassou a marca de 120 mil procedimentos realizados. Mensalmente, a unidade oferta cerca de 3.800 atendimentos médicos especializados, além de exames como ultrassonografias, eletrocardiogramas e atendimentos multiprofissionais. O município conseguiu zerar filas para pequenas cirurgias e algumas especialidades, além de reduzir significativamente a demanda reprimida em áreas como ginecologia, ortopedia, proctologia e oftalmologia. A unidade também realiza pequenas cirurgias gerais e dermatológicas, além de procedimentos urológicos, como vasectomias.
No início de dezembro, Petrolina realizou o maior investimento da história da saúde municipal, com a aplicação de R$ 4 milhões em exames de imagem e laboratoriais, consultas e cirurgias oftalmológicas. Foram cerca de 2 mil exames de tomografia e ressonância, 1.500 cirurgias de catarata e aproximadamente 4 mil atendimentos oftalmológicos. A expectativa é de que até o final de dezembro sejam realizados cerca de 200 mil exames laboratoriais, com mutirões realizados também nos finais de semana.
*Foto e texto: Prefeitura de Petrolina