Alcolumbre garante que vai trabalhar para agilizar tramitação de seu projeto sobre recursos para educação

O senador Davi Alcolumbre (AP) garantiu que trabalhará pela aprovação de seu projeto de lei (PL) 3.118/2024, priorizando as políticas assistenciais a estudantes da educação superior e profissional, científica e tecnológica pública para receber recursos do Fundo Social. O texto, relatado pela líder do União Brasil, senadora Professora Dorinha (TO), foi aprovado, nesta terça-feira (8), pela Comissão de Educação e seguiu para análise da Câmara dos Deputados. O Fundo Social é um recurso financeiro cujo objetivo é apoiar projetos e ações sociais em áreas, como geração de emprego e renda, inclusão social, cultura, esporte, turismo, educação e saúde.

A proposta de Alcolumbre especifica os recursos do Fundo Social a serem repassados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), cujo objetivo é estimular a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). De acordo com o parlamentar, nas últimas décadas, com a ampliação do acesso à educação superior e a entrada de um grande número de estudantes de diferentes níveis sociais – muitos economicamente vulneráveis – nas universidades, fez-se necessária a implementação de políticas de assistência estudantil permanentes e sustentáveis.

“Assim, consideramos necessário encontrar alternativas sustentáveis para garantir o financiamento dos programas de assistência, assegurando aos estudantes mais vulneráveis o acesso e a permanência na educação superior com qualidade”, frisou o senador na justificação de seu texto. O projeto do senador amapaense estabelece ainda que as receitas destinadas a assegurar o atendimento de estudantes beneficiários de políticas de assistência estudantil referentes ao Pnaes – como da Lei de Cotas – serão aplicadas em programas de ações afirmativas, assegurando o ingresso por reserva de vagas.

“Nossa iniciativa está em sintonia não somente com a necessidade de qualificação dos recursos humanos do país, mas, principalmente, com a redução das desigualdades. Priorizar o uso dos recursos do Fundo Social para a assistência estudantil é dar sustentabilidade e efetividade para os programas atualmente existentes, garantindo que os jovens não precisarão mais abandonar os estudos em razão de dificuldades econômicas. É um investimento no futuro do Brasil, um futuro mais justo e próspero”, finalizou.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.

Compartilhe

Ministro Celso Sabino celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Senado aprova PL de Dr. Zacharias Calil que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Senado aprova parecer de Efraim Filho com novas regras para dívidas fiscais

EXECUTIVO

Prefeitos do União Brasil

Prefeitos do União Brasil participam de programa de imersão em Londres

Bruno Cunha Lima é reeleito prefeito de Campina Grande com 57,94%

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal com mais de 222 mil votos

LEGISLATIVO

LEI PANDORA E JOCA: Alesp aprova projeto de lei de autoria dos deputados estaduais Caio França e Rafael Saraiva, que regulamenta o transporte aéreo de animais no estado de São Paulo

Deputados e senadores do União Brasil recebem prêmio Excelência Parlamentar

Câmara aprova proposta de Pedro Lucas Fernandes que garante às mulheres vítimas de violência prioridade na realização de exame toxicológico

UNIÃO MULHER

Ministro Celso Sabino celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Após articulação de Dorinha (TO), Senado rejeita mudanças da Câmara e preserva recursos do Fundeb

Juscelino Filho assina acordo com Conafer para fomentar inclusão digital para a agricultura familiar

Wilson Lima anuncia valores do Fundeb com abono de até R$ 13,5 mil para servidores da educação

UNIÃO JOVEM

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress