O programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, registrou a maior doação da história em 2024. Foram distribuídas 13 mil máquinas para 448 municípios, em 1.249 pontos de inclusão digital.
A iniciativa busca promover a inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), espaços onde são realizados cursos e oficinas. Os insumos utilizados são provenientes do desfazimento de bens e equipamentos eletroeletrônicos de instituições públicas.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), ressalta o papel da iniciativa em promover a sustentabilidade e ampliar o acesso à tecnologia em comunidades remotas.
“O programa Computadores para Inclusão muito nos orgulha, porque além de dar destinação correta a equipamentos que iriam para o lixo, proporciona capacitação profissional a jovens e adultos e ainda promove a inclusão digital para os usuários dos laboratórios de informática, especialmente em regiões de difícil acesso.”, afirma Juscelino Filho.
Desde a sua criação, em 2010, a iniciativa já beneficiou 1.083 municípios com a doação de 53.216 computadores. Além disso, mais de 215 cursos foram oferecidos nos atuais 25 CRCs, capacitando mais de 49 mil alunos para o mundo digital.
Com a meta de chegar à marca de 60 mil computadores doados até o final de 2026, o programa tem priorizado atender a população que vive em locais de difícil acesso, como territórios quilombolas e aldeias indígenas, trabalhadores rurais, extrativistas e pescadores.
Foto: Kayo Sousa / MCom