Na última semana, o Amazonas foi destaque na 45ª Feira Internacional de Turismo (FITUR) 2025, que aconteceu em Madrid, na Espanha. Representando a gestão do governador Wilson Lima (União), a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) promoveu os atrativos naturais e culturais do estado para o público europeu.
A diretora de Marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rego, explica que a participação no evento faz parte da estratégia do governo estadual em ampliar a posição do Amazonas como destino turístico no mercado global, além de estabelecer novas conexões e negócios.
“Com esse trabalho de promoção turística, buscamos alavancar as oportunidades de geração de emprego e renda e inclusão, posicionando o estado no mercado internacional.”, afirmou a diretora.
Os três primeiros dias do evento foram dedicados ao diálogo direto com profissionais do setor, incluindo agências e operadores de turismo de mais de 150 países. No estande da Amazonastur, os visitantes tiveram acesso a informações detalhadas sobre as diferentes modalidades de turismo no Amazonas, como hotéis de floresta, turismo fluvial e de base comunitária.
Nos últimos dois dias, a feira foi aberta ao público geral, atraindo viajantes que buscam vivenciar experiências únicas no Amazonas. Entre eles, o publicitário português Ricardo Vidal, que sonha em conhecer o estado com sua família.
“Eu amo a natureza e quando penso em natureza, penso no Amazonas. Quero que meus filhos tomem banho no Rio Negro e visitem as comunidades locais. Então, estou na Fitur para procurar informações para uma viagem segura ao Amazonas”, relatou Vidal.
FITUR 2025
Entre os dias 22 e 26 de janeiro, o Brasil foi o grande homenageado da 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR). O evento é reconhecido como uma das principais vitrines para promoção do turismo no mercado europeu.
Com um estande de 308 m² e a participação de 37 expositores, o país apresentou ao público de 250 mil participantes a diversidade da oferta turística brasileira, com foco na sustentabilidade.
A ação teve como objetivo consolidar a imagem do país como um dos destinos mais desejados do mundo, além de atrair novos negócios para o setor.