Liderado pelo governador Mauro Mendes (União), Mato Grosso apresentou crescimento na abertura de novas empresas, alcançando a marca de 476.917 negócios ativos. O comércio é a principal atividade econômica no estado, com destaque para o varejo de vestuário e acessórios.
Do total de negócios em funcionamento no estado, 402.229 são microempresas, 41.782 são de pequeno porte e 32.906 se enquadram em outros perfis empresariais. Somente em fevereiro deste ano, foram abertas 9.861 novas empresas, um aumento de 17% em relação ao ano passado.
Os dados constam no relatório Visão Geral do Comércio no Estado de Mato Grosso, produzido pelo Centro de Dados Econômicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Data Hub).
O relatório também aponta que, em 2024, o setor de comércio foi responsável pela criação de 6.298 novos postos de trabalho com carteira assinada, ficando atrás apenas do setor de serviços, que gerou 10.882 vagas.
Segundo o levantamento, o número total de contratos formais no comércio chegou a 253.257. A participação feminina foi predominante, com 73,87% das vagas ocupadas por mulheres.
A maioria dos profissionais contratados possuía ensino médio completo (67,58%), seguido de ensino médio incompleto (52,62%). A faixa etária predominante foi de jovens até 24 anos. As funções com maior saldo positivo foram as de trabalhadores de serviços e vendedores do comércio (4.527 vagas), seguidas por serviços administrativos (1.939) e produção de bens e serviços industriais (1.539).
Para o coordenador do Data Hub, Vinicius Hideki, os dados reforçam a importância de investir na inovação e qualificação profissional. “A economia de Mato Grosso demonstra vigor no crescimento do número de empresas. É necessário fomentar a inovação e a produtividade nos pequenos negócios, ampliar as oportunidades de qualificação profissional para jovens e mulheres e incentivar cadeias produtivas regionais”, apontou.
Foto: Secom/MT