No Executivo e no Legislativo, União Brasil atua em defesa do trabalhador

 

O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, é um marco importante, mas as ações em defesa dos direitos e do bem-estar dos brasileiros não se limitam a uma data. Ao longo de todo o ano, o União Brasil tem se mobilizado, tanto no Executivo quanto no Legislativo, para promover avanços concretos nas condições de trabalho no país.

Na Câmara dos Deputados, a deputada Silvye Alves (União-GO) apresentou o Projeto de Lei 2777/24, que cria a Política Nacional pela Valorização e Proteção das Trabalhadoras Operadoras de Telemarketing. A proposta prevê um conjunto de medidas para assegurar os direitos e melhorar as condições de trabalho dessas profissionais, em uma atividade marcada por alta rotatividade e pressão.

Pelo texto, o Ministério do Trabalho e Emprego será responsável por manter e divulgar dados sobre o setor, incluindo informações sobre contratação, demissão, remuneração, jornada, gênero, idade e outros indicadores. A proposta também destina recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) — que conta com um orçamento de R$ 1,08 bilhão previsto para 2025 — para financiar políticas voltadas à proteção dessas trabalhadoras, com atenção especial às mulheres.

O projeto, que já foi aprovado na Comissão de Comunicação, segue em tramitação conclusiva pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, ainda precisa ser aprovado na Câmara e no Senado.

Modernização da legislação trabalhista

Outro projeto em destaque é o PL 1663/23, de autoria do deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), que propõe a atualização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para eliminar dispositivos ultrapassados e conflitantes com a Constituição e legislações mais recentes.

“É natural que o ordenamento jurídico passe por adaptações”, afirmou o parlamentar em discurso no plenário. “Certas normas simplesmente deixam de ser aplicadas. Este projeto moderniza a legislação, garantindo segurança jurídica tanto para trabalhadores quanto para empregadores”, completou.

Segundo o autor, o texto não retira direitos, mas simplifica regras obsoletas, reduz a burocracia e traz mais equilíbrio às relações trabalhistas. Relatado pelo deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), o projeto propõe, entre outras mudanças, a revogação de dispositivos sobre invenções feitas por empregados — atualmente já reguladas pelo Código de Propriedade Industrial.

Regras sindicais e justiça trabalhista

A proposta também revê pontos sobre organização sindical, como a proibição da criação de sindicatos em distritos e a imposição de que a base territorial seja definida por trabalhadores e empregadores — e não mais por autoridade ministerial. O texto transfere à regulamentação do Ministério do Trabalho critérios como duração de mandatos e exigência de representatividade mínima, além de eliminar a necessidade de autorização ministerial para a criação de sindicatos de abrangência nacional.

Na Justiça do Trabalho, o projeto atualiza a nomenclatura dos órgãos, eliminando menções às extintas juntas de conciliação e julgamento, substituídas pelas varas trabalhistas.

Saúde mental no ambiente de trabalho

No Executivo, o governo de Goiás, comandado por Ronaldo Caiado (União Brasil), atualizou as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas para Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (DDT-TMRT). O novo protocolo estabelece parâmetros para diagnóstico, acolhimento e tratamento, fortalecendo o cuidado com a saúde mental de trabalhadores atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa busca apoiar os profissionais da atenção básica, média e de alta complexidade no atendimento de casos cada vez mais frequentes de sofrimento psíquico ligado ao trabalho. A atualização foi coordenada pelo Núcleo de Psicologia do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Goiás).

Compartilhe

EXECUTIVO

Betim Ativa: Prefeito Heron Guimarães lança desafio gratuito para incentivar hábitos saudáveis

Gestão de Gustavo Martinelli reforça proteção nos bairros de Jundiaí com torres de segurança

Sob a gestão de Mauro Mendes, Mato Grosso amplia apreensões de drogas e fortalece o combate ao crime organizado

LEGISLATIVO

Avança na Câmara PL de Matheus Laiola que cassa a habilitação de motorista que abandonar animal em via pública

Pedro Lucas avança em defesa dos agentes de saúde e suas aposentadorias

Marangoni preside Delegação do Parlamento do Mercosul em missão no Marrocos

UNIÃO MULHER

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Trindade recebe primeira unidade da Casa Coração, projeto de Sylvie Alves para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Silvye Alves propõe facilitar porte de spray de pimenta e armas de choque para mulheres

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura viabiliza recursos de mais de R$ 50 milhões para impulsionar o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress