Para buscar a modernização da gestão pública e o fortalecimento da qualificação técnica dos servidores, o governo de Rondônia tem atuado de forma estratégica na promoção do diálogo entre a academia e os gestores públicos. Como parte desse esforço, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) participou de uma Mesa Redonda promovida pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), que reuniu mestrandos, pesquisadores e gestores públicos para um diálogo sobre desafios, projetos e práticas inovadoras na gestão pública de Rondônia.
A dinâmica foi inspirada em modelos de excelência utilizados pela Harvard Kennedy School of Government, com o objetivo de fortalecer competências e habilidades dos futuros mestres, a partir da troca direta com autoridades que são referência na administração pública.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União), ressaltou a importância da qualificação de profissionais para o desenvolvimento do estado. “O governo trabalha com foco na transparência, na eficiência e na inovação. Investir na formação de profissionais preparados para transformar os serviços públicos é investir diretamente no desenvolvimento de Rondônia e na melhoria da qualidade de vida da população.”
A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (Geitec) — considerado um dos centros de excelência mais relevantes da Região Norte — e integrou as atividades da disciplina “Gestão de Projetos Públicos e Inovação em Serviços”.
Integração
Durante sua participação, a secretária da Sepog, Beatriz Basílio Mendes, compartilhou experiências, desafios e boas práticas adotadas na gestão pública, proporcionando aos mestrandos uma visão prática e aprofundada da administração pública rondoniense. “O fortalecimento da gestão pública passa, necessariamente, pela inovação, pela formação de profissionais qualificados e pela construção de políticas públicas baseadas em evidências. Momentos como este são fundamentais para aproximar a universidade da prática governamental e construir soluções que impactem positivamente a sociedade”, destacou.
Além da secretária, participaram da Mesa Redonda o diretor do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (Nucsa), o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), o coordenador do Profiap, a chefe do Departamento de Administração do Nucsa, o coordenador da Linha 1 do PPGA, além do pesquisador Sued Rocha, referência na internacionalização do Geitec, e outros docentes e pesquisadores da universidade.
Inovação
O encontro também proporcionou a oportunidade de conhecer a plataforma e as iniciativas do Geitec, que se destacam nacionalmente na produção de conhecimento, desenvolvimento de soluções inovadoras e na capacitação de profissionais comprometidos com a transformação da gestão pública, tanto na Região Norte quanto no restante do país. Na oportunidade, a secretária da Sepog foi agraciada com uma Moção de Agradecimento, entregue pelos organizadores do evento.
Foto: Angélica Nunes
Fonte: Secom/Governo de Rondônia