Jogos Estudantis de Araguaína promovem inclusão e ampliam acesso ao esporte

Araguaína (TO) deu início à 9ª edição dos Jogos Estudantis, com a participação de mais de 2 mil estudantes e representantes de 39 escolas da rede municipal, tanto da zona urbana quanto da zona rural. A iniciativa, que seguirá até o mês de outubro, reafirma o compromisso da gestão do prefeito Wagner Rodrigues (União) em potencializar o desenvolvimento infantil por meio de esporte.

“O objetivo é democratizar o acesso à prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral tanto dos alunos, quanto dos colaboradores, como um fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, principalmente em áreas de vulnerabilidade social”, ressaltou a secretária da Educação de Araguaína, Marzonete Duarte.

Com uma abertura digna de jogos olímpicos, a cerimônia de abertura contou com a apresentação das modalidades presentes na competição, além do desfile da tocha e acendimento da pira olímpica.

Ao todo serão 10 modalidades que vão desde os tradicionais salto em distância, corrida, arremesso de peso e futsal, até modalidades como cabo de guerra, dama, e queimada, envolvendo 2.295 estudantes. Nesta edição, o tema escolhido pela Prefeitura de Araguaína foi “O poder transformador do esporte”, reforçando a importância do esporte no desenvolvimento integral das crianças matriculadas na rede municipal de educação.

“O esporte, no contexto educacional, tem um poder incrível de ajudar no desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a cooperação, além de estimular a coordenação motora, a disciplina e a autoestima. O trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Araguaína vai além da sala de aula e o esporte auxilia neste trabalho como uma forma divertida e saudável de aprender valores importantes e de incentivar uma vida ativa desde cedo”, explicou, Marzonete Duarte.

A primeira etapa da competição esportiva terá corrida de 50m e 10m, salto em distância, arremesso de peso, cabo de guerra, jogo de dama, tênis de mesa e boliche. Já a segunda etapa terá início no mês de agosto, com futsal e queimada.

Além das competições infantis, também foi criada uma categoria especial para a participação dos estudantes matriculados no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e os jogos dos servidores da educação, com participação de 600 servidores.

Foto: Marcos Filho Sandes

Fonte: Secom Araguaína

Compartilhe

EXECUTIVO

Ieda Chaves leva recursos para transformar saúde e educação de Corumbiara (RO)

Teresópolis conquista prêmio de Transformação Digital na Rio Innovation Week

Governador Wilson Lima entrega mais de 250 viaturas com leitura automática de placas

LEGISLATIVO

Deputada Joana Darc propõe projeto para distribuir sensor medidor contínuo de glicose às crianças com diabetes no Amazonas

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, propõe protocolo integrado para ampliar atendimento a ribeirinhos afetados por cheias e vazantes

Projeto de lei propõe gratuidade no estacionamento para consumidores em Rio Branco

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress