O prefeito Rodolfo Mota (União) anunciou, em entrevista coletiva na última segunda-feira (2/6), que Apucarana (PR) terá um Pronto Atendimento Infantil (PAI). A nova unidade, destinada ao atendimento exclusivo de crianças em casos de urgência e emergência, será instalada no futuro Hospital de Apucarana, prédio onde atualmente funciona o Centro de Atendimento 18 Horas da Dengue.
O anúncio representa um avanço histórico para a saúde do município. “Com a expressiva redução dos casos de dengue em Apucarana, encerraremos as atividades do Pronto Atendimento 18 Horas a partir da próxima semana. No mesmo local, será inaugurado o Pronto Atendimento Infantil, que funcionará das 7h às 22h, de domingo a domingo, contando com pediatras e médicos com experiência no atendimento infantil. A entrada será pela porta principal do prédio. Fora do horário de atendimento do PAI, as crianças continuarão a ser atendidas na UPA”, afirmou Rodolfo Mota.
O prefeito acrescentou que Apucarana esperava por essa conquista há mais de vinte anos. “Nossa equipe está finalizando os preparativos, organizando a equipe de servidores e definindo os aspectos financeiros. A previsão é de que o PAI seja inaugurado dentro de quinze a vinte dias”, adiantou.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Guilherme de Paula, destacou que a criação do PAI visa oferecer um serviço de saúde de melhor qualidade para as crianças da cidade. “Atualmente, os pais precisam levar seus filhos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em casos de urgência e emergência. Com a inauguração da nova unidade, esses atendimentos serão realizados no PAI. A Clínica da Criança receberá melhorias e continuará funcionando, mas passará a atender somente consultas eletivas, agendadas previamente e encaminhadas pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou.
Foto: Divulgação
Fonte: SECOM/Prefeitura de Apucarana