Prefeito Mabel reúne instituições para construção de plano de reinserção de pessoas em situação de rua

Gestor municipal articula ação intersetorial para oferecer acolhimento, tratamento, qualificação e oportunidades de trabalho à população em vulnerabilidade

O prefeito Sandro Mabel (União) reuniu, no Paço Municipal, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, das Polícias Militar e Penal, de entidades filantrópicas, além de órgãos municipais e estaduais, para discutir a elaboração de um plano de ação voltado à população em situação de rua. O objetivo é oferecer condições concretas para que essas pessoas saiam das ruas.

“Queremos escutar a sociedade e os órgãos para traçarmos um plano sobre como tratar e tirar a pessoa em vulnerabilidade da rua. Precisamos criar mecanismos para que elas retomem o convívio familiar, recebam tratamento, qualificação profissional e tenham acesso a oportunidades de trabalho”, afirmou o prefeito, ao frisar que não fechará os olhos para essa situação.

Mabel também destacou que a atuação da Prefeitura não se limitará a ações emergenciais, como a distribuição de alimentos e cobertores. “Essas medidas são importantes, mas o papel do poder público é oferecer caminhos permanentes de reintegração à sociedade”, assinalou.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Erizânia Freitas, reforçou que o plano está sendo construído de forma intersetorial, com o envolvimento de diferentes esferas do poder público e da sociedade civil. Segundo ela, o programa incluirá a oferta de cursos de capacitação e ações voltadas à reunificação familiar. “Estamos ouvindo os protagonistas da rede para construir um programa municipal em parceria com o Estado e demais órgãos de garantia de direitos”, explicou.

A reunião também abordou a presença de pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica nos abrigos. O prefeito afirmou que a Prefeitura irá atuar em conjunto com a Polícia Penal e a Polícia Militar para garantir o cumprimento das restrições judiciais impostas a esse grupo.

Dados apresentados pela Polícia Militar indicam que cerca de 70% das ocorrências de crimes na Região Central da cidade envolvem, de alguma forma, pessoas em situação de rua. O comandante da PM, coronel Pedro Henrique Batista, defendeu a importância de diagnósticos precisos sobre o perfil dessa população e o fortalecimento da articulação entre os órgãos para garantir o tratamento e a reinserção dessas pessoas. “Temos certeza de que vamos avançar muito”, apontou o comandante.

A meta da Prefeitura é reduzir significativamente o número de pessoas em situação de rua até o fim deste ano. Segundo Mabel, o desafio é grande, mas a gestão está comprometida em executar as medidas necessárias. “Não vamos permitir que a permanência nas ruas se torne algo naturalizado em Goiânia”, concluiu.

A subsecretária de Execução de Política Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Silvana Cruz Fuini, afirmou que a ideia é somar forças. “Para fortalecer toda essa rede, a parceria com o município agora conta com total abertura por parte do prefeito”, explicou Silvana, ao destacar que Goiânia terá acesso aos programas e benefícios oferecidos pelo Goiás Social.

Foto: Alex Malheiros

*Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) / Prefeitura de Goiânia

Compartilhe

EXECUTIVO

Homicídios em Goiás caem 52,1% nos últimos seis anos, aponta Anuário de Segurança Pública

Prefeito Geninho Zuliani lança projeto “Emagrecimento Legal” com foco em saúde e qualidade de vida em Olímpia (SP)

Dom Macedo Costa (BA) realiza IX Conferência de Saúde para debater melhorias no sistema de saúde local

LEGISLATIVO

Deputado Manuel Rocha propõe indenização automática por interrupções no fornecimento de energia na Bahia

Semana Nacional de Educação Cidadã é aprovada no Senado

Aprovado projeto que garante meia tarifa para idosos no estacionamento rotativo em Santa Cruz do Sul (RS)

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress