Criado em 2021, Programa AlfaMais Goiás apresentou avanço significativo nos índices de proficiência, que saíram de 49% para 56%
Lançado em dezembro de 2021, o Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás) fortalece os laços de cooperação com as prefeituras goianas e garante a elas apoio financeiro, técnico e pedagógico para garantir a alfabetização das crianças do estado na idade certa. Executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto garante que todas as crianças matriculadas na rede pública concluam o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler e escrever.
Em pouco mais de um ano, o pacto pela Alfabetização implantado em Goiás investiu mais de R$ 58 milhões e apresenta avanços extremamente positivos: cerca de 300 mil estudantes atendidos e um progresso significativo nos índices de proficiência, que saíram de 49% para 56%.
Os resultados têm como base os dados apresentados dentro do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), obtidos a partir de 67.928 alunos avaliados no ano passado (2022), em comparação a 2021.
O AlfaMais Goiás é composto por um conjunto de ações direcionadas às turmas da Educação Infantil e de 1º, 2º e 5º anos do Ensino Fundamental. O trabalho inclui formação de professores, elaboração e entrega de materiais didáticos complementares, pagamento de bolsas para profissionais envolvidos, premiação das escolas com melhores resultados, fomento às instituições de ensino com menores índices de alfabetização e implantação do ICMS educacional.
Alfabetização
O programa já está consolidado nos 246 municípios goianos. Todos foram beneficiados com a distribuição de 350 mil livros, 144 mil kits escolares, 13 mil kits literários e 40 mil livros para uso do professor. O programa contemplou 3 mil gestores escolares com cursos de formação e pagamento de 852 bolsas de estudo.
Como forma de incentivo, o AlfaMais Goiás também instituiu o prêmio Leia, que garante uma premiação de R$ 80 mil para as 150 escolas com melhores resultados na aprendizagem. Nesta primeira edição, 87 municípios se destacaram e vão receber seus prêmios nesta quarta-feira (14/06).
Desafio nacional
De acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do total de 2,8 milhões de crianças que concluíram o 2º ano do Ensino Fundamental em 2021, cerca de 1,7 milhão apresentava déficit de aprendizagem em Língua Portuguesa. Isso corresponde a 61,3% dos alunos matriculados nas redes públicas do país.
| Com informações da Secretaria da Educação do Governo de Goiás