Betim (MG) aposta em inteligência de dados para reduzir filas na saúde especializada

Betim (MG) está transformando a forma de cuidar da saúde da população. Com uma estratégia inédita no município, a gestão do prefeito Heron Guimarães (União) passou a usar o cruzamento de dados para identificar, de forma proativa, pacientes que precisam de atendimento com especialistas, especialmente aqueles com doenças crônicas que exigem acompanhamento contínuo. A medida já começou a reduzir filas e reforça o compromisso da cidade com uma atenção mais ágil, humana e resolutiva.

Batizada de Navegação do Cuidado, a ação integra sistemas da Secretaria Municipal de Saúde com o Geoprocessamento de Informações (GDI), desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação. A proposta é simples e poderosa: garantir a continuidade no acompanhamento ao paciente. 

 A primeira etapa do projeto mapeou usuários internados em 2024 com diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), condição que exige atenção contínua. O cruzamento dos dados permitiu identificar 70 pessoas que poderiam se beneficiar de uma nova consulta especializada. Todas foram cadastradas e tiveram o atendimento agendado de forma ativa pela equipe técnica. Desse total, 30% compareceram, 34% faltaram, 20% cancelaram ou se mudaram, e cerca de 15% ainda aguardavam ou não puderam ser localizados.

A experiência evidenciou o potencial transformador da Navegação do Cuidado, ao mesmo tempo em que expôs desafios como a alta taxa de falta às consultas e falhas cadastrais, reforçando a importância da integração entre sistemas de informação e a articulação entre os níveis de atenção para garantir a continuidade do cuidado. A abordagem resultou na redução do tempo de espera para a consulta com especialistas e para o início dos tratamentos.

Além de demonstrar o potencial da estratégia para reduzir filas, o piloto evidenciou a importância de fortalecer a integração entre os níveis de atenção. A iniciativa já está sendo expandida para outras doenças crônicas e segue em aperfeiçoamento contínuo.

 A atuação dos chamados “antenas” — profissionais que conectam as áreas técnicas da gestão municipal e a assistência — foi essencial para o sucesso da operação, idealizada com apoio da Fundação Beta.

 “Essa é uma nova forma de cuidar: saímos da lógica passiva e buscamos ativamente quem mais precisa. Com dados, sensibilidade e articulação, Betim está construindo uma saúde mais justa, eficiente e inteligente”, afirma a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.

 O presidente da Fundação Beta, Nykison Linhares, ressalta que a estratégia é resultado direto do uso integrado de ferramentas que já estavam disponíveis. “Estamos desbloqueando conexões e promovendo soluções reais. O dado, quando bem utilizado, se torna ponte para decisões mais assertivas e mais dignidade no cuidado”.

Compartilhe

EXECUTIVO

Petrolina (PE) firma parceria com plataforma internacional e libera acesso gratuito para servidores da Educação

Câmeras do Vigia Mais auxiliam na prisão de 55 foragidos da Justiça em Mato Grosso

Goiás incentiva energia limpa com benefício fiscal para biogás e biometano

LEGISLATIVO

Danilo Forte participa de audiências sobre fraudes no INSS e reforça urgência na votação do PL 1546/2024

Entra em vigor lei de Eduardo Botelho que cria programa pioneiro de tecnologias limpas em MT

Ex-presidente da Câmara de SP por seis anos, Milton Leite é homenageado na Assembleia

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress