Com foco em tecnologia, inovação e eficiência, Prefeitura de Betim lança oficialmente a Fundação Beta

A Prefeitura de Betim lançou oficialmente a Fundação Pública de Pesquisa e Tecnologia Avançada do Município de Betim – Beta. A nova entidade foi criada a partir da reforma administrativa promovida pela atual gestão, com a missão de transformar Betim em um polo de inovação, tecnologia e eficiência. “Não estamos falando apenas de futuro — o que estamos fazendo aqui é agir no presente, com os olhos voltados para o que virá”, explicou o prefeito, Heron Guimarães (União).

 Com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, a Fundação Beta nasceu com o propósito de modernizar a gestão pública, fomentar o desenvolvimento tecnológico e construir um futuro mais inteligente e sustentável para o município. Suas diretrizes abrangem a promoção da ciência, da tecnologia e da inovação como instrumentos de transformação social, desenvolvimento econômico e melhoria dos serviços públicos.

Parque Tecnológico Municipal

 Entre as principais competências da entidade estão o fomento à pesquisa científica e tecnológica voltada às demandas locais, a criação de soluções inovadoras para o setor público e privado, a instalação de startups e empresas de base tecnológica no município, a capacitação de recursos humanos e a conclusão e operacionalização do Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Um dos projetos estruturantes da fundação será a implementação do Parque Tecnológico Municipal, que servirá como ecossistema de inovação, aproximando universidades, empresas e o poder público.

 A Beta também assumiu a responsabilidade de desenvolver ações de inclusão digital e social, apoiar o empreendedorismo tecnológico e a inovação aberta, gerenciar a propriedade intelectual das tecnologias desenvolvidas e estabelecer parcerias nacionais e internacionais para transferência de conhecimento e intercâmbio técnico-científico. Além disso, irá realizar estudos e projetos voltados à digitalização de processos e à modernização da gestão pública municipal.

 Composição

A estrutura organizacional é composta pela Presidência, Vice-Presidência e oito diretorias: Inovação e Tecnologia; Planejamento e Gestão; Projetos, Parcerias e Educação Tecnológica; Pesquisas e Indicadores; Jurídica; e Administrativa. A fundação também contará com um Conselho Curador e um Conselho Fiscal, que exercerão as funções deliberativa e de controle, respectivamente, garantindo governança, transparência e alinhamento estratégico com as políticas públicas municipais.

 Antenas

“Este é um pacto com o futuro. Iniciamos esse processo ouvindo quem está na ponta, com a criação do grupo ‘Antenas’ — formado por servidores de todas as secretarias, que nos ajudaram a mapear gargalos, propor soluções e desenhar estratégias de modernização da gestão pública. A Fundação Beta terá a missão de criar soluções para os cidadãos e servidores, fomentar parcerias e impulsionar políticas públicas mais eficazes. E é com o envolvimento direto de cada servidor e cada cidadão – que serão ouvidos e valorizados -, que vamos avançar, passo a passo, nessa transformação”, destacou o presidente da Fundação Beta, Nykison Linhares.

 Compromisso

“A Fundação Beta nasce para modernizar a forma como a prefeitura atua: um verdadeiro centro de inteligência, criado para pensar a cidade com visão estratégica, mas com ações concretas no agora. Nosso propósito vai desde a capacitação dos nossos servidores até a articulação de parcerias estratégicas e o desenvolvimento de projetos transformadores. Nosso compromisso é entregar uma cidade muito melhor do que recebemos — estruturada como uma cidade inteligente, com cidadania conectada. Vamos aproximar a gestão do cidadão e usaremos dados para garantir serviços públicos mais eficientes. Com esse suporte técnico, humano e tecnológico, vamos transformar a nossa forma de governar”, explicou o prefeito de Betim, Heron Guimarães. 

A cerimônia de lançamento da Fundação Beta foi realizada na quarta-feira (2), no Teatro Municipal Newton Amaral Franco, e reuniu autoridades municipais, representantes do setor produtivo, universidades e especialistas em inovação pública.

* Com informações e foto da Prefeitura de Betim

Compartilhe

EXECUTIVO

Zona Rural de Campina Grande (PB) receberá monitoramento da qualidade da água por meio da Inteligência Artificial

Aprovada PEC que cria Fundo para reparação econômica da população negra

Novo Prêmio IDEB da Prefeitura de Mossoró (RN) incentiva alunos e muda rotina de estudo nas unidades da rede municipal

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress