Brasil tem alta histórica no turismo doméstico e na entrada de visitantes internacionais

O turismo brasileiro atravessa um momento histórico com o crescimento expressivo tanto no fluxo doméstico quanto na chegada de visitantes internacionais. Os dados refletem o impacto das políticas públicas implementadas pelo Ministério do Turismo, sob comando do ministro Celso Sabino (União).

De acordo com o Anuário Braztoa 2024, o turismo nacional liderou a movimentação do setor, com 60% dos embarques realizados por empresas do ramo destinados a destinos dentro do país, totalizando 5,88 milhões de passageiros e gerando um faturamento de R$ 5,46 bilhões. 

“O turismo doméstico é essencial para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Esses resultados mostram que o brasileiro está redescobrindo o próprio país e valorizando experiências únicas que só o Brasil oferece”, destacou o ministro Celso Sabino. “Seguiremos investindo em ações que ampliem a conectividade, promovam nossos destinos e fortaleçam a infraestrutura turística nacional”, completou.

A malha aérea expandida, o fortalecimento da infraestrutura e os programas de incentivo como o “Conheça o Brasil”, um movimento nacional lançado em 2023 e que tem como objetivo incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país, têm sido fundamentais para esse crescimento. 

Entre os produtos turísticos mais vendidos em 2024, destaque para experiências na natureza e parques temáticos, sendo que o Beto Carrero World (SC) e o Beach Park (CE) se mantiveram no topo da lista. Os cruzeiros ocuparam o 3º lugar, seguidos das Cataratas do Iguaçu (PR), dos passeios de jangada – tradicionais nas regiões litorâneas –, de tours por praias (6º), do Jalapão (7º), de resorts (8º) e de city tours (9º).

Enquanto o turismo doméstico se consolida, o Brasil tem o melhor primeiro semestre na entrada de turistas estrangeiros. Entre janeiro e junho de 2025, o país recebeu 5,33 milhões de visitantes internacionais, aumento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Polícia Federal. O resultado representa 77,3% da projeção para todo o ano no Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Com esse ritmo, o país poderá superar ainda em 2025 a meta de 8,1 milhões de turistas inicialmente projetada para 2027.

Os dados evidenciam a força da integração regional no cenário do turismo brasileiro, desempenho que reforça a estratégia do “Plano Brasis” – Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, iniciativa da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo, que tem como objetivo consolidar destinos brasileiros nesses mercados-chave e reposicionar a imagem do Brasil no exterior. A ação, que mira resultados até 2028, busca valorizar a diversidade cultural, natural e regional do país, promovendo uma imagem plural e sustentável do turismo nacional.

“Estamos vivendo o melhor momento do turismo brasileiro. Esses recordes são fruto de investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea, capacitação de profissionais e ações estratégicas de promoção internacional. O Brasil tem atrativos únicos: natureza exuberante, cultura diversa e uma gastronomia rica”, avaliou Celso Sabino.

*Foto: Marco Ankosqui
*Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Compartilhe

EXECUTIVO

Belford Roxo (RJ) adota transporte público gratuito para a população

Teresópolis forma mais de 250 estudantes como Guardiões Mirins da Natureza por meio do Programa de Educação Ambiental

Brasil tem alta histórica no turismo doméstico e na entrada de visitantes internacionais

LEGISLATIVO

Lei sancionada em Varginha (MG) reserva vagas de trabalho para mulheres vítimas de violência

União Brasil tem dez parlamentares entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional

Avança no Senado política para prevenir e tratar endometriose no SUS

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress