Criado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), o projeto Mais Vida contabilizou 210.715 atendimentos no primeiro semestre de 2025. A iniciativa oferece serviços gratuitos nas áreas psicossocial, fisioterapia, bem-estar, esportes e cultura, com foco na inclusão social e na melhoria das condições de vida da população.
Ao longo dos seis primeiros meses do ano, foram 158.387 atendimentos diretos, como sessões de fisioterapia, hidroginástica, caminhadas orientadas, aulas de vôlei e balé, além do uso da academia com acompanhamento profissional. Já os 52.328 atendimentos indiretos envolveram palestras, cafés compartilhados, gincanas, aulões temáticos, passeios em grupo e outras ações voltadas à convivência comunitária e à promoção da saúde.
Com atuação integrada entre técnicos, educadores, assistentes sociais e instituições parceiras, o projeto oferece acolhimento, escuta qualificada e acesso contínuo a políticas públicas essenciais. A proposta vai além da assistência pontual, buscando fortalecer a autonomia, o bem-estar e a reinserção social de seus participantes.
Para a secretária da Seas, Kely Patrícia, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com ações que promovem dignidade e cidadania. “O Mais Vida reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com a promoção da dignidade humana e da cidadania, levando serviços essenciais e oferecendo atividades que vão desde atendimentos assistenciais até oficinas culturais e esportivas, beneficiando pessoas de todas as idades”, afirmou.
O gerente do projeto, Fabiano Mesquita, também destacou a dedicação das equipes envolvidas. “Nosso foco diário é oferecer um atendimento acolhedor, humano e que realmente faça a diferença na vida das pessoas. Os profissionais que atuam no Mais Vida se dedicam com responsabilidade para garantir que cada participante seja atendido de forma integral, com escuta qualificada, cuidado e respeito”, ressaltou.
Projeto Mais Vida
Lançado em 2022, o projeto utiliza os espaços dos seis Centros de Convivência da Família: Cidade Nova, Santo Antônio, Mutirão, Raiz, Alvorada e Japiim, além do Centro de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida. Nesses locais, a população tem acesso diário a atividades esportivas, culturais e de lazer, reforçando o papel do programa como política pública permanente de inclusão e qualidade de vida no Amazonas.
*Foto:Divulgação/Seas
*Fonte: Ascom/Governo do Estado de Amazonas