Facilidade tecnológica: em pouco mais de um ano e meio, busca pelos serviços digitais da Prefeitura de Araguaína aumenta mais de 150%

Atualmente, quatro ferramentas são oferecidas para a população confirmar consultas médicas, acessar alvarás, impostos, isenções, cadastros, serviços de zeladoria urbana, entre outras demandas. Já são mais de 230 mil atendimentos em 2025

Nos últimos 18 meses, a busca pelos serviços digitais da Prefeitura de Araguaína aumentou mais de 150%. A maioria das solicitações são feitas na IAra, a Inteligência Artificial de Araguaína, uma evolução da primeira ferramenta, o Atende Bem Araguaína, que oferece atendimento ao cidadão pelo Whatsapp. Desde o seu primeiro mandato, o prefeito Wagner Rodrigues (União) tem investido em tecnologia para facilitar o dia a dia da população.

Em 2023, o município registrou oito mil atendimentos pelo então Atende Bem, a grande maioria da Secretaria Municipal da Fazenda. No ano passado, o número deu um salto para 90 mil atendimentos com a consolidação da plataforma.

No início de 2025, o Atende Bem recebeu uma atualização, se transformando na IAra. Com a mudança, já nos primeiros seis meses de 2025, a demanda dobrou: 180 mil atendimentos realizados.

 “Os números mostram que pessoas e empresas querem um atendimento mais rápido e prático. Grande parte destas demandas conseguem ser resolvidas sem precisar que o cidadão faça qualquer deslocamento. E estamos trabalhando para criar cada vez ferramentas que facilitem a vida da população”, pontua Alcivan Rodrigues, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína.

Atualmente, são oferecidos cerca de 300 serviços digitais entre os atendimentos via Whatsapp pela IAra, que pode ser acessada pelo número (63) 3412-5572, o site institucional, www.araguaína.to.gov.br, e a plataforma 1Doc, disponível no site https://araguaina.1doc.com.br/b.php?pg=o/wp.

Mais facilidade, mais envolvimento

O acesso digital aos serviços mais demandados pela prefeitura representa uma facilidade para a rotina de muita gente, conforme explica José Ribamar Sousa Júnior, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Quando a prefeitura adota serviços digitais, toda a relação com o cidadão se transforma para melhor. A comunicação se torna mais clara, o acesso aos serviços mais fácil e o interesse pelo cumprimento das obrigações municipais cresce. Muitas vezes, impostos, taxas e tributos deixavam de ser pagos por falta de informação ou dificuldade de acesso. Agora, com ferramentas digitais e canais mais acessíveis, estamos alcançando todos os públicos, inclusive aqueles mais distantes”, ressalta Ribamar.

O diretor destaca, ainda, que os benefícios vão além da arrecadação: com os recursos digitais, o município consegue responder com mais agilidade às demandas de saúde, garantir atendimentos mais eficientes e promover melhorias concretas na zeladoria urbana, como manutenção de vias, iluminação, limpeza e coleta de lixo.

“É a tecnologia aproximando o cidadão da gestão pública e tornando a cidade mais organizada, saudável e acolhedora para todos”, completa Ribamar.

Números positivos

 De acordo com a análise da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína, considerando o tempo médio de deslocamento e espera, o atendimento presencial dura cerca de duas horas. Com as novas ferramentas, esse tempo cai para uma média de cinco minutos. E conforme avaliação da pasta, a taxa de resolução das demandas está em torno de 85%.

 Mais números

Dos 180 mil atendimentos realizados no primeiro semestre deste ano, 83% são do aplicativo Mais Saúde Araguaína, responsável pelas marcações de consultas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). O serviço faz parte da plataforma GOVE, responsável por integrar as demandas com a IAra. Os outros 17% são referentes a atendimentos da Secretaria Municipal da Fazenda.

No site da Prefeitura de Araguaína, nos primeiros seis meses de 2025, a busca pelas Guias de IPTU liderou com cerca de 18.600 acessos; na sequência, vem a Certidão Negativa de Débito (CND) do contribuinte, com aproximadamente 14.370 buscas; guias de alvarás, com mais de 3.900 procuras; e Taxa de Lixo, que registrou pouco mais de 1.200 acessos.

Já a plataforma 1Doc registra protocolos de pedidos para serviços como Isenção de IPTU e Taxa de Lixo; Renovação de Alvará de Funcionamento; Transferência de Imóvel; Alteração de Cadastro de IPTU, entre outros. Foram 15 mil atendimentos feitos somente no primeiro semestre deste ano, a grande maioria para demandas das secretarias da Fazenda e da Infraestrutura de Desenvolvimento Urbano.

Araguaína pioneira

Em 2019, Araguaína foi a primeira cidade no país a  emitir documento oficial, o Decreto 151, de adequação à Medida Provisória nº 881/2019, do Governo Federal, que estabeleceu normas de proteção à livre iniciativa e concedeu mais autonomia aos municípios nos processos de abertura de empresas.

 Em 2022, a cidade também foi a primeira no Brasil a contratar uma empresa de tecnologia para prestar serviço por meio do Novo Marco Legal das Startups, implementado pela Lei Federal Complementar nº 182 de 2021. O município também foi pioneiro na disponibilização da lista de serviços na Plataforma GOV.BR e na adesão ao GOV.BR Cidades.

No início de 2023, a gestão do prefeito Wagner Rodrigues extinguiu mais de 150 taxas e tributos municipais para mais de 110 segmentos do comércio e prestação de serviço. A reforma do Código Tributário Municipal também pôs fim a 14 leis, três decretos e uma instrução normativa, entre outras medidas, para dar mais agilidade à abertura de novos negócios na cidade.

*Foto: Divulgação

*Fonte: Ascom/Prefeitura de Araguaína

Compartilhe

EXECUTIVO

Zona Rural de Campina Grande (PB) receberá monitoramento da qualidade da água por meio da Inteligência Artificial

Aprovada PEC que cria Fundo para reparação econômica da população negra

Novo Prêmio IDEB da Prefeitura de Mossoró (RN) incentiva alunos e muda rotina de estudo nas unidades da rede municipal

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress