“Empreender no Brasil é ser herói da resistência”, diz Efraim no maior evento de restaurantes da América Latina

Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado e atual presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), condenou o tripé nefasto do Custo Brasil: impostos altos, burocracia e insegurança jurídica.

O parlamentar foi um dos painelistas do iFood Move 2025, maior evento para restaurantes e delivery da América Latina que aconteceu em São Paulo nos dias 5 e 6 de agosto, reunindo cerca de 12 mil pessoas, entre líderes e empreendedores do setor de alimentação e serviços. O objetivo foi debater os desafios e oportunidades do mercado brasileiro.

No painel “Na Pele do Empreendedor”, Efraim, único agente político com mandato convidado para palestrar, fez uma fala marcada pela firmeza e otimismo em defesa de reformas estruturantes e da valorização de quem move a economia do país.

“Heróis da resistência”

O parlamentar da Paraíba exaltou os empreendedores presentes, a quem intitulou “heróis da resistência”, pela capacidade de inovar e gerar empregos, mesmo diante do que classificou como “tripé nefasto do Custo Brasil”: a alta carga de impostos, a complexidade burocrática e a insegurança jurídica.

Apresentando dados que evidenciam o peso do sistema atual — como o fato de empresas brasileiras gastarem mais de 1.400 horas por ano apenas para cumprir obrigações tributárias —, Efraim reforçou a necessidade de enfrentar o “manicômio tributário brasileiro” com medidas concretas que promovam a simplificação tributária e um ambiente de negócios mais justo no país.

“Reconhecer os problemas é fundamental, mas não é suficiente. A única forma de vencer a burocracia é com mais trabalho, mais diálogo e com as reformas certas que precisam acontecer com celeridade em nosso país”, afirmou.

Equilíbrio fiscal

Como presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços e relator do projeto que combate o devedor contumaz, Efraim disse trabalhar incansavelmente para separar quem enfrenta dificuldades legítimas de quem utiliza a sonegação como estratégia de concorrência desleal. Na presidência da Comissão Mista de Orçamento, disse defender o equilíbrio fiscal por meio da qualificação dos gastos públicos, sem aumento da carga tributária.

O parlamentar paraibano encerrou sua participação, citando o escritor Ariano Suassuna: “Ariano dizia que o otimista é um tolo e o pessimista é um chato. Por isso, era um realista esperançoso. Eu também me considero assim. Sou realista porque conheço os desafios que vocês enfrentam e esperançoso porque sei que, com trabalho sério, diálogo e parceria, estamos construindo as soluções para transformar o Brasil em um país onde empreender não seja mais um ato de heroísmo, seja a consequência natural de um país que funciona para todos”, finalizou.

*Foto: divulgação

Compartilhe

EXECUTIVO

Belo Horizonte reforma escolas da rede municipal

Com operação gratuita, Castramóvel para cães e gatos inicia trabalho em Porto Nacional (TO)

Goiânia conquista 1º lugar em qualidade da educação em ranking entre as capitais

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO