Convenções
As convenções, tanto do União Brasil quanto da Federação União Progressista (UPb), realizadas antes do jantar, também ganharam amplo espaço nos veículos de imprensa regionais e nacionais.
A Folha de São Paulo focou no fato de o evento ter reunido presidentes de seis partidos e pré-candidatos. O jornal Valor Econômico registrou que três presidenciáveis participaram do evento. O canal de notícias CNN escreveu que “União Brasil e PP oficializaram superfederação com foco nas eleições de 2026”. Para o UOL, a maior federação deixou o “desembarque do governo para o futuro”, e o site Metrópoles publicou matéria com o seguinte título: “União-PP inaugura aliança constrangendo ministros a romper com Lula”, na mesma linha da divulgação do site Poder 360.

O jantar foi fechado à imprensa e a mídia o reportou em meio a especulações acerca da disputa das próximas duas eleições: 2026, nacional e 2028, municipal. Os jornalistas tiveram acesso ao ambiente do jantar apenas para um rápido registro de imagens e vídeos. Na saída, algumas lideranças se pronunciaram. Abaixo os principais destaques.
Estadão
O jornal O Estado de São Paulo destacou: “Encontro foi espécie de pacto dos partidos de centro-direita em torno da eventual candidatura do governador de São Paulo ao Palácio do Planalto, que depende do ainda incerto aval do ex-presidente Jair Bolsonaro”.
Sobre a eventual candidatura do governador de São Paulo ao Palácio do Planalto, o jornal ressaltou a posição de Tarcísio de Freitas durante o jantar, sobre a necessidade de união das legendas “por um País melhor”.
CNN
O site da CNN destacou o peso político dos participantes do jantar, promovido por Rueda, e ressaltou a fala de Ciro Nogueira, presidente nacional do Partido Progressistas, sobre a importância do encontro: “Não tenha dúvida de que esse grupo de pessoas que estava aqui, que é o mais importante, estará, no mínimo, no segundo turno”, declarou Ciro Nogueira. Também reportou que Ciro Gomes vislumbra ser possível que o bloco político recém-formado abarque a centro-esquerda.
A reportagem também destacou o fato da nova composição partidária galgar a maioria no Congresso Nacional: “No momento, a federação surge ainda como uma potência dentro do Congresso, com 109 deputados e 14 senadores. De longe, as maiores bancadas nas Casas.”
Metrópoles
O site Metrópoles destacou a insatisfação dos presidentes da federação em relação ao atual governo: “O encontro com os presidenciáveis de direita reforça a busca de Antonio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP) por um candidato de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições de 2026”.
O site ainda ressaltou: “Os presidentes da recém-criada federação União-Progressistas têm aumentado as críticas ao governo Lula, apesar de os partidos comandarem três ministérios na gestão petista. A cúpula das legendas deverá debater nos próximos dias se deve ou não continuar no governo.”
Folha de São Paulo
O jornal destacou a aliança política recém-constituída e a possível unidade nas eleições 2026: “o jantar foi chamado para celebrar a federação entre União Brasil e PP, agremiação oficializada em convenção nesta terça e que firmou uma aliança para disputar unida as próximas duas eleições (2026, nacional, e 2028, municipal)”.
A reportagem também reproduziu a fala de Tarcísio de Freitas após o jantar, que se centrou em destacar a necessidade de um plano do bloco político partidário para prospectar um projeto de País: “o nome [do candidato] é o que menos importa no momento”.
Também destacou a posição do governador Ronaldo Caiado sobre as eleições 2026, que defende uma única candidatura da direita.
“O governador Rolando Caiado defendeu que a unidade desse campo político só será possível no segundo turno, já que Bolsonaro é o único nome da direita com alcance nacional, mas está inelegível e em prisão domiciliar. Temos que encarar a realidade: nenhum de nós tem essa capilaridade de unir todas as forças”.