A fim de facilitar a vida do cidadão jundiaiense, o prefeito Gustavo Martinelli (União Brasil) vem incentivando a adesão ao IPTU Digital (Eletrônico), trazendo praticidade e segurança. O sistema permite que o contribuinte receba o carnê do imposto diretamente por e-mail, evitando a impressão em papel e garantindo rapidez no acesso ao documento. O cadastro está disponível até o dia 10 de dezembro de 2025 no site da Prefeitura de Jundiaí.
Atualmente, Jundiaí conta com 191.600 contribuintes de imóveis inscritos, mas apenas 32.600 já recebem o IPTU por e-mail. No período entre janeiro e agosto de 2025, foram realizados 2.800 novos cadastros para a modalidade digital.
Sustentabilidade
A iniciativa é sustentável e já gerou impacto positivo no meio ambiente: cada carnê impresso pesa, em média, 28 gramas, e a adesão ao sistema eletrônico já evitou o consumo de 912,8 kg de papel. Esse número pode ser muito maior à medida que mais cidadãos optarem pelo formato digital.
Além de reduzir o uso de papel, o IPTU Digital garante mais comodidade: com o carnê eletrônico em mãos, o contribuinte pode realizar o pagamento via Pix ou pelo aplicativo do banco, de maneira simples e rápida. O APP Jundiaí também oferece o ícone “Meu IPTU”, que reúne todos os serviços relacionados ao tributo em um só lugar.
*Com informações da Prefeitura de Jundiaí