Campina Grande, sob gestão de Bruno Cunha Lima (União), será contemplada com a Gestão Inteligente de Sistema de Abastecimento de Água: GISAGUA. O projeto, que recebe apoio do Departamento de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural, através do monitoramento e correção da qualidade da água em cisternas, caixas d’água e poços, entre outros equipamentos. O acompanhamento do sistema é remoto e automatizado e utiliza IA (Inteligência Artificial) para análise de parâmetros de qualidade da água.
O projeto GISAGUA é uma parceria da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), Departamento de Engenharia Civil da UFCG, com apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Ministério da Saúde e Governo Federal.
Segundo o gerente de Recursos Hídricos da Seagri, Francisco Fábio Gomes de Oliveira, esse projeto, que é pioneiro no Brasil, é uma alternativa de baixo custo e importante para o gerenciamento, tomada de decisões e gestão estratégica da Funasa e do Ministério da Saúde.
De acordo com o gerente de Recursos Hídricos, Francisco Fábio, inicialmente as comunidades contempladas serão as comunidades de Açude de Dentro e Paus Brancos, que ficam no distrito de Catolé, além do Sítio Tambor, localizado no distrito de São José da Mata.
“O modelo deve ser capaz de captar, armazenar e processar os dados de monitoramento qualitativos da água, atuando como fonte de informação, ferramenta de alerta de inconformidades e auxílio no gerenciamento, tomada de decisões e gestão estratégica”, disseram as coordenadoras professoras Marília Marcy Cabral de Araújo e Patrícia Hermínio Cunha, do Departamento Acadêmico do Curso de Engenharia Civil da UFCG.
O projeto, inicialmente, será implantado em Campina Grande e depois em outras localidades da Paraíba e do Ceará.
*Com informações e foto da Prefeitura de Campina Grande.
*Foto: Codecom