Goiás firma parceria para oferecer bolsas de mestrado em universidades de excelência no exterior

O Estado de Goiás, sob gestão de Ronaldo Caiado (União), firmou parceria com o Instituto Trajetórias para conceder bolsas de mestrado a estudantes e servidores públicos em algumas das melhores universidades do mundo. A iniciativa inclui instituições como Yale (EUA), University College London e Imperial College London (Reino Unido), McGill (Canadá), Tsinghua Shenzen (China) e École Polytechnique (França), todas entre as 100 melhores em rankings internacionais.

O acordo foi oficializado no evento de lançamento do Instituto, em São Paulo (SP), com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, que representou o Governo de Goiás. “O Brasil precisa ter a ambição de internacionalizar seu capital humano. Os estados têm papel importante nessa missão, e Goiás quer mandar mais goianos para estudar nas principais universidades do mundo”, destaca Netto.

A parceria também envolve a Secretaria da Administração (Sead) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg). O primeiro grupo de bolsistas será selecionado em 2026, com editais previstos a partir de fevereiro. O Estado oferecerá bolsas parciais e integrais, enquanto as universidades concederão descontos. Entidades filantrópicas aportarão recursos para facilitar crédito em condições mais vantajosas que as do mercado a quem precisar complementar o financiamento. O Instituto Trajetórias é uma entidade sem fins lucrativos, apoiada pelas Fundações Lemann e VélezReyes.

“Em 10 anos, pretendemos enviar mais de 5.000 bolsistas brasileiros ao exterior”, afirma a CEO do Trajetórias, Leany Lemos. “A internacionalização tem de ser uma estratégia coletiva para o desenvolvimento de capital humano de alto nível, fundamental para o desenvolvimento sustentável do país. O Brasil é um ator global chave”.

Um artigo publicado na Revista Science, em maio, aponta que países que conseguem “agregar cérebros” (brain gain), ou seja, atrair e formar talentos altamente qualificados, tendem a ampliar investimentos em educação, promover transferência de recursos e gerar transformação social positiva.

Apesar do potencial acadêmico e profissional, o Brasil envia, proporcionalmente, menos estudantes de pós-graduação ao exterior do que países de desenvolvimento semelhante, segundo estudo do Instituto Trajetórias em parceria com o economista Pedro Nery. Em 2022, o país tinha quase 30 mil estudantes de mestrado e doutorado no exterior, quando, comparado a outras nações emergentes, poderia ter cerca de 52 mil matriculados em universidades estrangeiras.

*Foto: Ramy Robson/Instituto Trajetórias
*Fonte: Agência Cora Coralina

Compartilhe

EXECUTIVO

Prefeitura de Lauro de Freitas intensifica limpeza de canais para prevenir alagamentos

Mato Grosso fortalece rede de assistência social com entrega de 35 veículos a municípios

Betim tem maior redução de furtos e forte queda em roubos a comércios entre grandes cidades de Minas

LEGISLATIVO

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

Aprovada proposta de Yandra Moura que garante licença menstrual e reforça direitos das trabalhadoras

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO