O Estado de Rondônia, sob a gestão de Marcos Rocha (União), alcançou a marca de 3.064 vagas de emprego disponíveis, conectando empresas e trabalhadores em busca de recolocação profissional. Somente entre 13 e 19 de setembro, foram registradas 457 novas oportunidades em todo o estado, com destaque para Porto Velho (110 vagas), Ji-Paraná (103) e Novo Horizonte d’Oeste (92).
As vagas abrangem diferentes áreas, de serviços administrativos a funções técnicas e operacionais, como mecânico de manutenção de máquinas, eletricista, soldador, auxiliar de estoque e auxiliar administrativo. A plataforma da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) facilita o contato entre empresas que precisam contratar e cidadãos que buscam emprego.
Para o governador Marcos Rocha, os números comprovam o compromisso do governo em fortalecer o mercado de trabalho. “Rondônia tem um dos menores índices de desemprego do país, fruto de investimentos que criam um ambiente favorável para a geração de empregos e para o crescimento das empresas. Em 2025, ocupamos o 2º lugar do Brasil no Ranking de menor taxa de desemprego, com uma taxa de apenas 2,3%. Essa é uma política contínua de valorização do trabalhador e de incentivo à economia estadual”, ressaltou.
O coordenador-geral de Trabalho, Emprego e Renda, Fábio Mota, reforça que “a oferta de vagas é um reflexo da expansão econômica regional. A diversificação dos setores, especialmente nas áreas de serviços, indústria e comércio, amplia a capacidade de absorção de mão de obra local e abre espaço para qualificação profissional, fator que também tem sido incentivado pelo governo de Rondônia”.
Segundo o titular da Sedec, Lauro Fernandes, as ações do governo têm fortalecido o mercado de trabalho e criado mais oportunidades para a população. “O estado hoje ocupa a 2ª posição no Brasil em menor taxa de desemprego, resultado de ações que incentivam a qualificação profissional, apoiam as empresas e ampliam o acesso a empregos. Nosso objetivo vai além de gerar vagas, queremos preparar trabalhadores e garantir que o crescimento econômico beneficie toda a população”, afirmou.
*Foto: Daiane Mendonça/ Frank Nery/ Isadora Estolano
*Fonte: Secom – Governo de Rondônia