O Estado de Rondônia, sob gestão de Marcos Rocha (União), segue fortalecendo as ações do Projeto Rondônia Recicla, com a entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) a catadores de materiais recicláveis. Nesta semana, mais de 80 trabalhadores foram contemplados em três municípios da região do Vale do Jamari.
A primeira entrega ocorreu no Ecoponto de Ariquemes, onde 67 profissionais da coleta seletiva, incluindo sete de Alto Paraíso, receberam os kits. Na última quinta-feira (9), foi a vez de dez catadores de Cujubim serem beneficiados durante cerimônia realizada na sede da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Catajamari). Cada kit é composto por 6 máscaras respiratórias, 1 avental de PVC forrado, 1 abafador de ruído, 1 protetor auricular tipo concha, 2 óculos de proteção, 2 calças brim leves com faixa refletiva, 1 colete sinalizador com faixa refletiva fluorescente, 1 camiseta de manga longa, 1 botina de segurança, 2 pares de luvas anticorte e 1 chapéu árabe com protetor de pescoço.
Já na sexta-feira (10), a entrega ocorreu na sede da Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural (Emater), em Buritis, beneficiando 15 catadores, incluindo dois de Campo Novo de Rondônia. Ao todo, 88 profissionais foram contemplados apenas nesta semana com os equipamentos, que garantem mais segurança no trabalho e contribuem para a preservação ambiental e geração de renda.
“Esses trabalhadores são fundamentais para a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população, mas para isso é preciso estarem equipados para não estarem expostos a qualquer tipo de contaminação ou objetos cortantes”, destacou a secretária da Seas, Luana Rocha, reforçando que todos os catadores do estado serão contemplados.
O governador Marcos Rocha ressaltou o papel essencial desses profissionais na execução do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). “A reciclagem cria milhares de postos de trabalho, garante renda a populações vulneráveis, impulsiona a economia local nos municípios e, principalmente, protege o meio ambiente e as pessoas”, afirmou.
Criado pelo Estado de Rondônia, o projeto tem como objetivo promover inclusão social, garantir segurança no trabalho e aumentar a produtividade dos catadores. A entrega em Buritis marcou a 12ª ação do Rondônia Recicla, que já passou por cidades como Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Itapuã do Oeste, Vilhena, Cerejeiras e Jaru, ampliando a cobertura do programa em todo o estado.
*Foto: Lucas Montrezol
*Fonte: Secom – Governo de Rondônia