Rondônia, sob gestão de Marcos Rocha (União), ampliou o transporte escolar com a entrega de oito ônibus, 26 embarcações e três vans adaptadas, durante a semana passada (14), em Porto Velho. As vans foram doadas pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO). Também foram destinados 90 computadores, 90 monitores e nove impressoras multifuncionais à rede estadual de ensino. O investimento total de R$ 8,4 milhões busca garantir mais conforto, segurança e acesso à educação de qualidade para estudantes de comunidades ribeirinhas, indígenas e regiões distantes.
O governador Marcos Rocha reforçou o compromisso do governo com a educação. “O Governo de Rondônia está atento às necessidades dos estudantes, e os investimentos acontecem para apoiá-los. São novos ônibus e novas embarcações que fortalecem o caminho para a escola e para um futuro de sucesso. Além disso, o governo também avança com mais equipamentos tecnológicos chegando até as escolas para que Rondônia tenha uma educação de referência no Brasil”.
Em Guajará-Mirim, 10 embarcações vão atender 36 aldeias indígenas. A gerente administrativa e financeira da Superintendência Regional de Educação do município, Jarina Pereira, destacou o impacto da iniciativa. “Esses barcos vão ajudar muito no transporte dos alunos indígenas e servidores, material pedagógico e merenda escolar, e na qualidade da educação. São aldeias de difícil acesso; tem aldeia que demora três dias no rio para chegar”.
Em Costa Marques, a nova embarcação atenderá a escola indígena Alexandrina Nascimento Gomes, localizada na Baía das Onças. O superintendente regional de Educação, Wanilson Mendes, ressaltou os benefícios. “Essa embarcação irá atender à escola indígena Alexandrina Nascimento Gomes, com monitoramento pedagógico e entrega de merenda. E demonstra a sensibilidade do governo de Rondônia com a educação. A entrega da embarcação soma-se a escolas reformadas, ampliadas e com novos materiais pedagógicos em Costa Marques”.
Os novos ônibus escolares também vão melhorar o deslocamento dos estudantes. Em Porto Velho, a Escola Estadual de Ensino Especial Abnael Machado de Lima – Cene recebeu dois veículos acessíveis. “A nossa escola recebe alunos com deficiência de todas as zonas de Porto Velho, e hoje o nosso coração transborda de alegria de receber dois ônibus acessíveis”, afirmou a diretora, Julieth Costa Magno. Já a diretora da Escola Estadual Lydia Johnson, Débora Macedo, celebrou a chegada de três ônibus. “São três ônibus de suma importância, pois a escola de tempo integral atende estudantes de todo Porto Velho, vindo, por exemplo, das zonas Leste e Sul, do bairro Nacional. Isso contribui para a permanência deles na escola”.
A secretária executiva da Governadoria, Rute Carvalho, destacou que os investimentos estão transformando a educação no estado. “A Educação está obtendo uma série de avanços com os investimentos realizados pelo Governo de Rondônia, com cerca de 80% das escolas já alcançadas com reformas, a valorização de professores e técnicos, modernização do material pedagógico e mais essa entrega, investimento de R$ 8,4 milhões para aquisição de ônibus e embarcações que irão ajudar a diminuir a evasão escolar e dar mais dignidade aos estudantes.”
A secretária de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, reforçou que as melhorias refletem um olhar humanizado da gestão. “Em Rondônia existe esse olhar humanizado para a educação, que abrange desde a melhoria da infraestrutura das escolas, como novos mobiliários e material pedagógico, até modernização e fortalecimento da frota de ônibus e barcos escolares, um trabalho árduo pela Educação de Rondônia e que traz muita felicidade para estudantes e suas famílias, assim também como para os servidores.”
O Ministério Público também foi parceiro da iniciativa. O promotor de justiça Julian Farago destacou a importância da colaboração. “O Ministério Público fica feliz em participar de uma ação tão relevante para a educação do estado”.
*Foto: Arthur Amaral
*Fonte: Secom – Governo de Rondônia