A Prefeitura Municipal de Petrolina (PE), sob gestão de Simão Durando (União), anunciou a data da realização da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Petrolina: 05 de dezembro. A ação fortalece a autonomia rural da cidade e coloca o comércio local em foco.
Dados do SEBRAE apontam que cerca de 80% dos estabelecimentos rurais brasileiros são compostos por pequenos negócios, sendo responsáveis por 23% do valor bruto da produção agropecuária nacional. A ideia da realização da feira é fortalecer o setor, destacando que a produção de boa parte do alimento que chega à mesa das famílias é consumido diariamente no município. Atualmente, Petrolina possui em torno de 11 mil famílias de agricultores familiares nas áreas de Sequeiro, Ribeirinha e Irrigada.
Os agricultores do município produzem uma grande diversidade de produtos e alimentos. São frutas, verduras, legumes, grãos, mandioca e feijão, bem como derivados do leite e criações de animais de pequeno porte, como bode, porco e galinha.
O empreendedorismo rural tem se consolidado como um dos grandes agentes de transformação socioeconômica no Sertão. Mais do que gerar renda, a atividade cria oportunidades, movimenta a economia local e valoriza o potencial produtivo das comunidades do campo.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Prefeitura de Petrolina (PE)