Prefeitura inicia modernização do saneamento básico de Natal

A Prefeitura de Natal (RN) iniciou, nesta sexta-feira (14), o processo de atualização do Marco Regulatório Municipal do Saneamento Básico. A iniciativa formatará um amplo diagnóstico do setor e apresentará uma série de atos normativos para modernizar a gestão dos quatro componentes básicos do segmento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

O trabalho é realizado em parceria com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e conduzido pelo Grupo de Trabalho criado pelo prefeito Paulinho Freire (União), por meio da Portaria Municipal nº 081/2025. O GT conta com representantes das secretarias municipais de Governo, Planejamento, Infraestrutura, Meio Ambiente e Urbanismo, Procuradoria-Geral do Município e órgãos diretamente ligados à agenda de saneamento, gestão urbana e políticas públicas estruturantes.

Especialistas internos e externos farão uma revisão completa do arcabouço legal do saneamento de Natal. A lei municipal vigente data de 2019 — anterior ao novo Marco Regulatório Nacional do Saneamento (Lei nº 14.026/2020) e também anterior à legislação estadual que reorganizou o setor no Rio Grande do Norte e instituiu as microrregiões de saneamento (2021).

A atualização se torna ainda mais urgente diante da reorganização do setor no país, dos novos modelos de regionalização e do anúncio de que a CAERN, concessionária dos serviços de água e esgoto, está estruturando uma PPP para o esgotamento sanitário em 48 municípios, incluindo Natal. Para acompanhar esse cenário, o Município precisa atualizar seu marco legal, adequar sua regulação e fortalecer seus instrumentos de planejamento.

“O saneamento é o alicerce de uma cidade saudável e moderna. Natal precisa estar preparada para as mudanças que vêm acontecendo no setor em todo o país, e isso só será possível com um marco regulatório atualizado, sólido e transparente. Criamos esse Grupo de Trabalho justamente para garantir rigor técnico, segurança jurídica e participação das principais áreas do governo. Nosso compromisso é avançar rápido e com responsabilidade, para que Natal cumpra metas de universalização, atraia investimentos e melhore a vida das pessoas”, destacou o prefeito.

A expectativa é que os primeiros projetos sejam encaminhados à Câmara Municipal antes do recesso parlamentar, permitindo discussão com a sociedade, realização de audiências públicas e deliberação pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico (Comsab).

“O novo marco regulatório municipal será construído com base em evidências, boas práticas e diálogo institucional. Estamos alinhando Natal às normas nacionais e estaduais e preparando a cidade para um ciclo de grandes investimentos. Com a participação da Funcern e o engajamento das secretarias setoriais, teremos uma legislação moderna, capaz de orientar políticas públicas, fortalecer a regulação, garantir segurança jurídica e dar sustentabilidade ao sistema de saneamento. A meta é entregar propostas consistentes ainda este ano”, afirmou o secretário de Planejamento e presidente do Comsab, Vagner Araújo.

Além do marco regulatório, também serão atualizadas as legislações referentes à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban), ao próprio Comsab, ao Fundo Municipal de Saneamento, e aos planos municipais de Saneamento, Drenagem e Resíduos Sólidos.

Com esse esforço institucional, a Prefeitura busca reposicionar a cidade de Natal dentro da nova conjuntura nacional do saneamento básico, garantindo planejamento adequado, governança eficiente e melhores condições para a expansão dos serviços que impactam diretamente a saúde, o meio ambiente e o desenvolvimento urbano da capital potiguar.

 

*Foto: Arquivo Secom
*Fonte: Prefeitura de Natal

Compartilhe

EXECUTIVO

Prefeitura inicia modernização do saneamento básico de Natal

Governo de Rondônia lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

COP30: Goiás se torna elegível para captar recursos internacionais vinculados a resultados na área ambiental

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO