Rondônia debate ações ambientais na COP 30

Rondônia participou, sob gestão de Marcos Rocha (União), na segunda-feira (17),  marcou presença em mais uma atividade da 30ª Conferência das Nações Unidas  sobre mudanças climáticas (COP30) na última segunda-feira (17).

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antonio Lagos, integrou o painel “Soluções climáticas naturais na Califórnia e no Brasil: construindo pontes entre metas e implementação”, que discutiu como acelerar ações baseadas na natureza e fortalecer o trabalho com comunidades locais. O debate também reuniu representantes do Acre, Pará e Califórnia (EUA).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da cooperação entre estados no enfrentamento às mudanças climáticas. “O estado tem assumido um papel ativo nas discussões globais sobre clima, e nossa presença na COP 30 reforça o compromisso com a sustentabilidade e a proteção da Amazônia. Trabalhar em parceria com outros estados nos permite trocar experiências, alinhar metas e construir soluções conjuntas, mais eficazes e duradouras.”

Soluções naturais em destaque
As soluções climáticas naturais têm ganhado destaque por representarem quase um terço das reduções necessárias para mitigar impactos das mudanças climáticas. Compreendendo ações de conservação, restauração e manejo sustentável dos ecossistemas, essa estratégia tem sido cada vez mais incorporada por governos subnacionais no Brasil e nos Estados Unidos, pela capacidade de gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Estados ampliam participação comunitária

No painel, foram apresentados avanços de estados como Califórnia, Acre, Rondônia e Pará, que trabalham para transformar metas em resultados efetivos. O foco está em acelerar a implementação dessas soluções e ampliar a participação de comunidades locais, consideradas essenciais para o sucesso das iniciativas. A expectativa é que esse alinhamento contribua para reduzir emissões e fortalecer o desenvolvimento sustentável, ampliando a segurança climática das populações envolvidas.

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, reforçou a necessidade de integrar ciência, planejamento territorial e participação comunitária na formulação das políticas ambientais. “A atuação de Rondônia no cenário internacional reforça nosso esforço técnico em alinhar o desenvolvimento sustentável à realidade amazônica. Ao discutirmos soluções climáticas naturais, destacamos a necessidade de planejar com base em dados, envolver as comunidades locais e fortalecer os instrumentos de gestão territorial. Essa abordagem integrada permite que as ações ambientais sejam mais eficientes, com impactos reais na mitigação das emissões e na valorização dos nossos recursos naturais”, afirmou.

*Foto: Diogo Martins Rosa
*Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Compartilhe

EXECUTIVO

Rondônia debate ações ambientais na COP 30

Prefeitura de Teresina envia à Câmara PL que propõe 20% de cotas em concursos para pretos e quilombolas

Goiás entrega 81 casas a custo zero para famílias vulneráveis

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO