Ação reuniu saúde, assistência social e educação, com quase 1,8 mil atendimentos executados pelo município
A Prefeitura de Porto Nacional, sob gestão de Ronivon Maciel (União), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Tocantins (TCE-TO), promoveu o “Dia D da Aliança pela primeira infância”. O evento integra o projeto “TCE de Olho no Futuro” e mobilizou secretarias municipais, órgãos estaduais e a comunidade em uma extensa oferta de serviços gratuitos.
O prefeito reforçou a importância da parceria com o TCE-TO. “Porto Nacional tem o compromisso de poder garantir mais qualidade, mais disponibilidade dos nossos serviços de assistência, de educação, saúde e todo o nosso serviço público. Esse é o nosso maior compromisso. O TCE está buscando essa qualidade juntamente conosco”, disse.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Keila Viana, ressaltou o foco no público infantil. “Este momento reforça o nosso compromisso com as políticas públicas pela primeira infância. Seguimos acreditando que investir na infância é melhor para todos nós”, declarou.
Com foco no cuidado integral das famílias, a ação foi estruturada em três pilares:
- Saúde: atendimento médico e odontológico, vacinação, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão, peso e glicemia, emissão do Cartão SUS e exame de tracoma. Onde foram realizados 794 atendimentos.
- Assistência Social: cadastro e atualização no CadÚnico, orientações sobre benefícios sociais e Carteira do Idoso, serviços do CREAS e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com oficinas sobre direitos e atividades lúdicas.
- Educação e Cidadania: ações de alfabetização, serviços da Secretaria da Mulher (oficinas e rodas de conversa), emissão de identidade, apresentações culturais e serviços de utilidade pública. Somando cerca de 300 atendimentos.
Inclusão e maior acesso
O assessor de projetos da Secretaria de Assistência Social, Edisley Batista, destacou o caráter inclusivo e a dimensão do evento. “Foi um dia essencial para garantir que serviços fundamentais chegassem diretamente à população.”, afirmou. Também enfatizou a importância estratégica do Cadastro Único. “O CadÚnico é a chave para diversos programas sociais. Nosso esforço aqui foi justamente facilitar e orientar esse acesso, assegurando que ninguém fique de fora por falta de informação ou dificuldade no trâmite”, explicou.
Ele revelou o alcance da ação: “Somente na área da Assistência Social, realizamos 689 atendimentos, entre cadastros, atualizações no CadÚnico, emissão da Carteira do Idoso e orientações personalizadas. Esse número reflete a demanda real e o sucesso da iniciativa em conectar a política pública ao cidadão.”
A secretária de Saúde, Cristiane Nunes, destacou a importância da ação. “Hoje estamos neste dia importante, que é o dia de Aliança pela Primeira Infância, onde as três secretarias, Educação, Saúde e Assistência Social, estão ofertando serviços para a comunidade. A saúde está ofertando aqui hoje cartão do SUS, atendimentos médicos e testagens rápidas.”
Gestora do Colégio Angélica Ribeiro Aranha, Ana Cláudia celebrou a aproximação: “Trouxemos a cidadania para dentro da escola, estreitando os laços com as famílias e facilitando o acesso a direitos”.
Foto: Prefeitura de Porto Nacional
Fonte: Prefeitura de Porto Nacional