Em Goiás, CineLeitura do Bem leva cultura e educação a 120 municípios

O Governo de Goiás, sob gestão de Ronaldo Caiado (União), por meio do Goiás Social e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou o projeto “CineLeitura do Bem – Cultura que Aproxima”, iniciativa voltada à democratização do acesso à cultura e à educação para estudantes da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social.

O evento, realizado na última terça-feira (16) em Goiânia, contou com atividades literárias e contação de histórias para o público infantil, marcando o início de uma ação itinerante que percorrerá diversas regiões do Estado.

Com investimento de R$ 5,9 milhões, provenientes do Fundo de Combate à Pobreza (Protege Goiás), a ação beneficiará estudantes de escolas municipais e estaduais em 120 municípios e distritos goianos, especialmente em localidades com menor oferta de equipamentos culturais e maiores barreiras socioeconômicas.

Investimento de R$ 5,9 milhões para Cultura e Educação

 

Cultura como instrumento de transformação

Representando a coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado, o secretário executivo de Políticas Sociais, Alexandre Parrode, destacou o papel da cultura como ferramenta de transformação social.

“A cultura é um direito assegurado pela Constituição, e a gestão do governador Ronaldo Caiado tem um compromisso real com essa pauta. A interiorização da cultura é uma realidade em Goiás, e o “CineLeitura do Bem” reforça essa visão de que a cultura é uma garantia de direitos”.

“Quando crianças e jovens têm acesso ao cinema, à leitura e às histórias, ampliam seus horizontes, desenvolvem seu potencial e fortalecem o desenvolvimento humano, a educação e a justiça social”, afirmou.

A implementação do projeto será realizada em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com o apoio de prefeituras e de órgãos estaduais, garantindo eficiência, alcance territorial e abordagem inclusiva em todas as etapas.

Com a finalidade de promover experiências culturais integradas e que estimulam a formação cidadã, o interesse pela leitura e a permanência escolar, a iniciativa levará a diversas regiões do estado:

  • Sessões itinerantes de cinema,
  • Bibliotecas móveis,
  • Oficinas temáticas,
  • Rodas de leitura,
  • Palestras educativas
  • Contação de histórias.
Iniciativa vai beneficiar 120 cidades do Estado de Goiás

 

As ações do projeto serão realizadas por meio de unidades móveis equipadas com tecnologia de ponta, instaladas em locais de fácil acesso, garantindo gratuidade, inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. O modelo itinerante amplia o alcance das políticas culturais, levando atividades educativas a regiões distantes da capital.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressaltou que o “CineLeitura do Bem” amplia ações já consolidadas da pasta, como o Cine Goiás Itinerante.

“Conseguimos, enfim, lançar um programa dessa magnitude graças à parceria com o Goiás Social. Com o “CineLeitura do Bem”, a Secretaria da Cultura vai alcançar praticamente 50% dos municípios goianos. O nosso Estado também se destaca por valorizar a cultura como instrumento de transformação na vida das pessoas”, pontuou, reforçando que o projeto seguirá até o segundo semestre de 2026.

 

Fotos: Kamilla Brandão
Texto: Ascon/Governo de Goiás

Compartilhe

EXECUTIVO

Em Goiás, CineLeitura do Bem leva cultura e educação a 120 municípios

Em Ponta Grossa (PR), reciclagem de vidro ganha incentivo no fim de ano

Mato Grosso retirou 309 mil pessoas da pobreza desde 2019

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO